sábado, 19 de junho de 2021

Pensamento do Dia

 


Atração pelo abismo

“Durante anos, puseram-se a fitar a superfície do mar. Aí, resolveram atirar-se à sua última ousadia: ir aos confins do mundo, para ver o abismo. Partiram em viagem, num barco muito pequeno. Entendiam como um sinal de esperança o fato de as aves marinhas seguirem o barco até mar alto” Werner Herzog

Dias atrás (9/6), o presidente argentino, Alberto Fernández, causou revolta ao afirmar: “Os mexicanos saíram dos índios, os brasileiros saíram da selva, mas nós, os argentinos, chegamos em barcos”. Essa declaração foi feita em entrevista ao lado do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez.

Em sua inoportuna e disparatada comparação, ao afirmar que seu povo veio para a América do Sul “em barcos”, o presidente argentino omitiu um detalhe importante. Esqueceu-se de que a Argentina se destaca no mundo inteiro como o país que durante décadas e décadas mais cedeu a atração fatal do retrocesso. A atração pelo abismo. Tendo praticamente chegado ao Primeiro Mundo, fez questão de regredir ao subdesenvolvimento. Não sob a pressão de algum fator externo, como uma guerra, ou de alguma catástrofe natural, mas movido apenas por seus desacertos domésticos, regrediu e acomodou-se à pobreza comum em nosso triste Hemisfério.

Mas abstenha-se o roto de rir do esfarrapado. Também no Brasil a atração pelo abismo existe e se manifesta de forma notavelmente sistemática. Temos consciência de nossa estagnação, mas tudo indica que não queremos sair dela.

Nosso desempenho no combate à covid-19 é bem menos que mediano. Tratada com indiferença nas primeiras semanas, a “gripezinha” já ceifou cerca de 500 mil vidas. Temos alguns bons laboratórios e um excelente serviço de atendimento – o SUS –, mas sem os insumos que o resto do mundo relutantemente nos fornece o que eles podem fazer é pouco. Pior ainda é o bate-boca diário entre as autoridades governamentais – encabeçadas pelo sr. Jair Bolsonaro – e os agentes de saúde – médicos, enfermeiros e outros – que se expõem diretamente aos riscos dessa terrível emergência.

No âmbito das elites, públicas e privadas, querelas rigorosamente desprovidas de conteúdo sucedem-se dia após dia, levando o cidadão comum a supor que são apenas uma ópera-bufa concebida para ocultar a apropriação do público pelo privado. Falar de corrupção é chover no molhado. A verdade nua e crua é que os integrantes da atual geração política parecem ignorar a urgência das tarefas que lhes são afeitas, a missão que juraram cumprir e até os elementos litúrgicos que lhes incumbe observar. Na hora atual, o que mais vemos é a esgrima pré-eleitoral, a mais de um ano da data prevista para o pleito.


A incapacidade de sustentar políticas econômicas racionais remonta, no mínimo, ao ciclo militar, notadamente ao “crescimento em marcha forçada” projetado pelo governo do general Ernesto Geisel. A única exceção a fazer é a contenção da inflação, levada a cabo pelos governos Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. Comentar os seis anos da sra. Dilma Rousseff é perda de tempo. Na área educacional, a insensibilidade que sucessivos governos têm demonstrado beira o inexplicável. No atual governo, é cabível duvidar se o presidente da República já escolheu um ministro para a pasta. Acrescento, por dever de ofício, que nosso sistema político – em particular o sistema partidário - já de há muito adentrou o escorregadio terreno da galhofa. Assim, o que nos resta é exaltar nossa posição como “uma das maiores economias do mundo”, um biombo para o retrocesso.

Infelizmente, depois da comédia geralmente vem a tragicomédia, que por sua vez costuma anteceder a tragédia. A imprensa não se cansa de falar em golpe, e não é por falta de assunto. No que se refere às Forças Armadas, temos a segurança do artigo 142, que as define como “instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina”, tendo como destinação “a defesa da Pátria, a garantia dos poderes constitucionais e da lei e da ordem”. Mesmo assim, vez por outra surgem motivos de preocupação. O número de oficiais da ativa recrutados pelo presidente Jair Bolsonaro para funções na administração não tem precedente em nossa História. Pior ainda, vimos outro dia o ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, participar de uma bizarra demonstração política ao lado do presidente da República. Episódio, convenhamos, só aceitável nas mais infelizes republiquetas deste Hemisfério.

As aparências podem enganar, mas nem sempre enganam. Cá da planície, tentando entender o que se passa em Brasília, o que muitos leigos julgam enxergar é um negaceio entre o sr. Bolsonaro e o Exército, ambos se movendo taticamente no ringue, cada um esperando a hora de assestar um golpe decisivo. O leigo não tem culpa, porque, na verdade, todos os golpes se parecem. Começam com arruaças, evoluem (ou involuem) para a convulsão social e, cedo ou tarde, desembocam na violência. E os atores do drama, como sói acontecer, consolados, contemplam as aves marinhas que os acompanham até mar alto.

500 mil mortos: o Brasil vai acordar?

Jair Bolsonaro promove o caos no País. Não há dia sem que ele não faça alguma ação que leva à desorganização de alguma peça na estrutura do Estado ou na relação entre os Poderes ou, ainda, jogando incerteza na população. É um bombardeio ininterrupto desde o início do seu desgoverno e que se acentuou com a pandemia. A tensão passou a fazer parte do nosso dia a dia, como se fosse algo natural, e não uma ação planejada de uma mente doentia.

O Brasil está chegando ao limite da tolerância. Como não temos uma tradição histórica de enfrentamento político, há uma tendência de suportar o insuportável. Sempre é encontrada alguma justificativa para explicar uma situação inexplicável. Diferentemente de outras crises, a de 2020-2021 (2022 também?) tem um componente adicional – e que componente! -, a pandemia do coronavírus. É o teste definitivo da paciência do cidadão, algo para entrar na galeria da tipologia da definição do que é ser brasileiro.


Em alguns momentos da história do Brasil, a passividade foi atribuída às benesses econômicas. O bolso com algum dinheiro justificava o desinteresse pela política. Em outras, era imputada à nossa formação histórica e a “culpa” era atribuída à herança ibérica. Também, na busca incessante de explicação, o ufanismo sistematizado pelo Conde de Afonso Celso identificava na fusão das raças a nossa peculiar formação.

Temos uma enorme dificuldade de entender (e ter) o sentimento de coletividade. Pode ser que o temor de ruptura e a busca de conciliação em momento de crise política tenham levado à constituição de uma sociedade civil peculiar. Como tudo pode ser acordado, não há necessidade da afirmação de eventuais antagonismos, que poderiam conduzir a uma formação social que tivesse em diferentes visões de mundo pontos de explicação (e não de justificação para a inércia política) e de ações na construção da cidadania.

Em diversos momentos da nossa história isto foi relevado a plano secundário. Foi possível – a um alto custo para a consolidação da democracia – buscar uma saída indolor, que preservasse na nova situação boa parte da antiga ordem. E a vida seguia. Agora vivemos uma situação agônica. Não é possível encontrar uma alternativa conciliatória. Jair Bolsonaro levou ao limite do esgarçamento institucional e, principalmente, da paciência nacional. Meio milhão de mortos deve fazer o Brasil acordar.

Os crimes estão aí

Chamou a atenção o forte aplauso da plateia quando o presidente Bolsonaro disse que o “tal de Queiroga” estava preparando um parecer para dispensar o uso da máscara para vacinados e pessoas que já tiveram a Covid.

O aplauso denunciou o que o presidente e sua turma pensam da máscara: um símbolo de fraqueza, frouxidão e de oposição ao seu governo. Por pouco Bolsonaro não atirou no chão a máscara que não usava.

Radicalizou de novo. Ciência deixada de lado – o que não é novidade – a situação se encaminha para um conflito social e nas ruas: bolsonaristas não usam máscara; quem usar, pois, é inimigo.

Exagero?

Seguramente não. O presidente ostensivamente aglomera sem máscara. E reclama quando encontra algum seguidor com a máscara.


Comete crime duas vezes. Primeiro, porque ele mesmo pode infectar os que estão por perto. Já se sabe que as pessoas podem pegar a doença mais de uma vez. O fato de Bolsonaro já ter adoecido não o torna imune. E segundo, porque incita as pessoas a saírem por aí infectando outras. Também se sabe que vacinados podem pegar formas leves da Covid, tornando-se, nesse momento, fonte de transmissão do vírus.

Também nesta semana ficamos sabendo de outra grave irregularidade cometida pelo presidente. Documentos obtidos pela CPI mostram que Bolsonaro telefonou ao premier da Índia, Narendra Modi, para solicitar a liberação de cargas de insumos de cloroquina para duas empresas, a EMS e a Apsen.

Não sei se é crime, os juristas dirão, mas o presidente não pode usar de seu cargo para atender interesses particulares de empresas. Tem mais: o presidente de uma das empresas, Renato Spallicci, da Apsen, é seguidor de Bolsonaro desde antes de 2018.

Tudo errado. Inclusive a primeira declaração da Apsen, feita na quinta-feira, quando a história foi divulgada na CPI. Em nota, a empresa jurou que não tinha nada a ver com o presidente, que atuava no mercado e tal.

Já contei aqui aquele ensinamento da psicanálise. Quando uma pessoa, sem ser perguntada, nega veementemente ter feito algo, pode cravar: é falso.

Mais ainda: o presidente está em campanha direto. Aliás, parece que não gosta muito de trabalhar, não parece? Viaja toda hora. Está inaugurando até bica de água, como se diz na velha política.

Verdade que às vezes dá azar: sem ter nada a fazer ali, resolveu entrar em um avião da Azul que estava estacionado no aeroporto de Vitória. Pretendia apenas cumprimentar os passageiros. Tomou vaia.

A questão é: quem vai colocar o guizo no gato?

Como o presidente aparelhou órgãos policiais e de investigação – estão sendo processados os investigadores – sobra a CPI. E esta vai bem.

Na semana que se encerra, a Comissão passou dos depoimentos mediáticos – mas com alguns bem reveladores – para a fase de análise dos documentos sigilosos, já devidamente vazados.

Também determinou a quebra do sigilo telefônico e telemático de diversas autoridades, membros e ex-membros do governo Bolsonaro. Por essa via, se verá como foram tomadas as decisões de atrasar a compra das vacinas, de inventar o tratamento precoce, de tentar a imunidade de rebanho. Terá sido um programa organizado?

É muito provável que nessas quebras de sigilo apareçam diálogos com o presidente. E se ele, em público, fala o que fala, imaginem em privado. Lembram-se daquela reunião ministerial que era para ficar em segredo?

Tudo considerado, parece que já temos crimes bem definidos. O que falta à CPI, seu próximo trabalho, é ouvir os juristas para saber como tipificar os delitos. Isso vai para o relatório final e daí para as autoridades que podem agir, legalmente, bem entendido, contra o presidente.

O clima político vai esquentar. A recuperação desigual da economia pode amortecer alguma coisa, mas não tudo isso que vai aparecendo.

A ver.

Pandemia no Brasil: números e sequelas

O Brasil se aproxima das 500 mil vidas perdidas. São 12,9% das mortes em todo o mundo, número totalmente desproporcional aos 2,7% da população global que representamos. Nunca é demais repetir, não são estatísticas frias, e sim pessoas e famílias duramente afetadas pela pandemia em nosso país.


Mas quando parece que as polêmicas inúteis estão afastadas, novos temas afastam a opinião público do essencial. A mais recente, levantada por um estranho parecer não oficial de um auditor do TCU, introduzido furtivamente no sistema da instituição, levanta absurda tese sobre a veracidade dos números e a possível supernotificação. O pior é que a informação improcedente foi repercutida pelo Presidente da República.

O sistema de informações epidemiológicas sempre foi central para o correto planejamento das ações. O SUS é rico em bancos de dados. A confiabilidade dos dados é fundamental para a credibilidade, transparência e eficiência na produção das políticas públicas de saúde. Um dos indicadores mais importantes é a estatística anual do perfil das causas de mortalidade.

Estudos realizados pelo CONASS – Conselho Nacional de Secretários de Saúde – e pela revista THE ECONOMIST desmentem o misterioso e inexplicável relatório do auditor do TCU, que inclusive já foi afastado de suas funções.

O estudo do CONASS trabalha com as mortes naturais, excluindo as causas externas (acidentes de trânsito, crimes, suicídios, etc.), analisando os dados de mortes em 2020. Há um excesso de mortes (acima da progressão normal da série histórica) de 275.587 mil mortes para um total de 194.976 mortes atribuídas à COVID-19. Não há nenhum fator novo, exceto a pandemia, que poderia explicar essas 80.611 mortes. É um sintoma concreto de subnotificação e não de supernotificação.

Confirmando o estudo do CONASS, a THE ECONOMIST trabalha com o número de mortes totais (incluindo as por causas externas) de abril de 2020 a abril de 2021. E aponta um excesso de mortes 6,2% acima das diagnosticadas como derivadas da COVID-19. Qual a vantagem em desacreditar os números oficiais do sistema de saúde?

Se não bastasse isso, a exótica polêmica sobre a cloroquina e o tratamento precoce permanece de pé. Leigos e sectários acreditarem em fake news ainda é compreensível. Mas médicos, não. Nenhum país sério está discutindo isto. Por que o Brasil insiste?

A vacinação, único caminho para a superação da pandemia, evoluí lentamente. E não é problema operacional. O Brasil foi sempre modelo mundial de imunização. Temos 51 mil equipes de saúde da família espalhadas em todo o Brasil que poderiam vacinar 3 milhões de brasileiros por dia. O problema foi o atraso na compra das vacinas.

Mas, duas sequelas graves estão ficando desapercebidas. Primeiro, a deterioração na distribuição de renda. Estudo da FGV/Social comparou o Índice de Gini (que mede a concentração de renda) dos primeiros trimestres de 2020 e 2021. Em 2020, era de 0,642 (quanto mais próximo de 1, maior é a concentração). Em 2021, bateu nos 0,674, maior índice da série iniciada em 2012. A renda por habitante caiu 11,3%, de R$ 1.122,00 para R$ 995,00. A desigualdade aumentou durante a pandemia.

Outro legado negativo é a interrupção do processo de aprendizado das crianças e jovens pobres que não têm internet de qualidade. Pode ser um dano irreversível e grave.

Brasil promove a morte

 


Escravos do poder

O Brasil só não é bom negócio (nunca foi) para o povo brasileiro
Joel Silveira

Natureza viva

É preciso acender a natureza com amor. Ressaltar, por exemplo, o urubu como vassoura pública do mundo. Ver essa ave negra pousada na estaca como simples grandeza de pobre, as asas abertas como guarda-chuva no tempo, anteparo ao sol a pino. Nave pelo céu de trevalume, olho voraz no azul.

Do boi, faz-se necessário registrar a sina ruminante, sentir com dor esse mugido ausente ecoando no verde. A síntese imutável de pasta em conserva de lata, o verde que se foi. Respirando o ar do campo com a flor, culpado, mas sem pecado, morre sem rancor.

O gato é puro ócio, tomando banho de sol no pátio, sonso do bigode ao rabo. Quando alguém nele tropeça, logo solta um miado linguarudo, pela extensão do pelo fica todo arrepiado. Lá se foi macio, fingindo cansaço, na sua armadilha o pássaro no abafo.

Minha Vó Ana disse-me certa vez que de tanto namorar a lua o jabuti ficou de olhar apagado. Nas geológicas passadas anda a dizer a qualquer um que quem tem pressa na estrada tropeça. Vó Ana disse-me também que o caranguejo falou tanto dos outros que perdeu o pescoço e caiu dentro do poço. Quando alguém quiser falar da vida alheia, bom lembrar antes do que aconteceu com o caranguejo.

Quando digo que é preciso acender a natureza com amor, King, um cão grande e peludo, dá voltas na mente. Pelo ruivo, cheio de brilho sob o sol do verão, eu tive com ele aventuras incríveis. Patas no meu peito até hoje me festejam. King era bom ator com salto e sobressalto, entre latidos com a sonoridade de hinos. Na cidade, no campo, na floresta, em qualquer canto onde estivesse King era uma festa.

Uma das maravilhas da natureza é o beija-flor. Graça, encanto, cor. No corrupio, no frufru. De flor em flor, miniaturazinha de ventilador. Num de seus cantos à beleza, a natureza teceu a rosa para receber o beija-flor. “Esta é a minha vida no ar, sonhar e amar”, a rosa no jardim murmura ao beija-flor.

Fina saliência de uma verde trama ocorre na natureza com a esperança. Move-se em hesitante tremor fina nervura translúcida. Esqueletinho leve que no toque comove. Sempre a esperança. Quando descobre a esperança, tecendo suas finas saliências na seda da rosa, o canário começa a saudar o claro dia. Tocando nas cordas do sol, solta do bico pingos de ouro esse músico divino. A cantiga mais bela repercute no dia, tudo ao redor é silêncio. Parece o paraíso de novo amanhecendo.

Na natureza tudo é vida ou morte. O leão com uma trompa vibrante destampa o elétrico no ar, o medo propaga-se além do chão. A hiena na gargalhada consiste em ser o próprio espectro da morte. A cobra persegue na forquilha o estar inocente da vítima, atônita não tem escape. No encontro o pesponto, arremate. Fim em ziguezagueante sorte.

Na natureza ninguém mata por prazer. Tudo é vida ou morte, mas com ordem.

Cyro de Mattos

O Brasil e o Meio Ambiente

A questão é simples. O aquecimento global devido à emissão de CO2 elevou a temperatura do planeta em 1º C nos últimos 100 anos, e deve elevar em mais 2º C a 6º C até o final deste século. Hoje, 90% da população mundial respira ar com poluentes. O nível do mar deverá subir em até ½ metro até 2.100. A queda na produção agrícola deverá ser de 10% a 25% até 2.050. As reservas comprovadas de petróleo são suficientes para os próximos 50 anos, 150 anos no total incluindo as reservas estimadas. A crise ambiental se aproxima com velocidade e em escala global, gerando desafios para a humanidade. Não é por nada que Biden propôs o equilíbrio nas emissões de gases pelos países para até 2050. A crise do meio ambiente será pior do que as guerras e pandemias pregressas, uma vez que seus efeitos são crescentes e irreversíveis a curto e médio prazo.

Na América do Sul, existem duas áreas de importância estratégica para o mundo atual e futuro. Os campos de petróleo da Venezuela, como maior reserva de óleo mundial, e a bacia amazônica, como a maior reserva florestal do mundo, com 15% da água potável e responsável pela renovação de cerca de 5% do oxigênio do planeta. A Floresta Amazônica decresceu em 13% entre 1985 e 2018. A Amazônia tem sido gradativamente devastada, de modo ainda mais acentuada com Bolsonaro e Ricardo Salles, com políticas de desregulamentação e diminuição da fiscalização do meio ambiente. De Agosto de 2019 a Julho de 2020, o desmatamento da Amazônia cresceu 37% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

O Brasil não tem como escapar da responsabilidade que lhe é hoje atribuída em relação à floresta amazônica e ao meio ambiente mundial. O argumento do nosso direito à soberania nacional e de que os países da Europa e Estados Unidos anteriormente esgotaram suas reservas florestais, daí nossa autonomia, não se sustenta, vez que a premência mundial é atual e assim vão agir os atores políticos de forma determinante nas relações internacionais por vir.

Em pesquisa mundial da Sensus, 69,3% da população mundial dá suporte à preservação da Amazônia através de organismos e contribuições internacionais, somente 21,3% atribuindo ao Brasil o direito ou a responsabilidade única de sua conservação. A Região Amazônica, com cerca de 8% da população nacional, certamente deverá ser desenvolvida em consonância com política para o meio ambiente, com pressão internacional crescente que há de advir.

O Brasil representa 2,7% da população e 1,6% do PIB mundial. Se o Brasil não souber dialogar, negociar, e compor a nível mundial, com possíveis benefícios para o país, não podemos descartar a possibilidade futura de alguma forma mais ou menos branda de intervencionismo ou cooperação por parte das potências mundiais, na breve e drástica história que há de se seguir.

Ricardo Guedes