terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

É o clima, estúpido

"The Earth Transformed", de Peter Frankopan (Oxford), é uma obra importante. Ela coloca o clima como personagem central da história humana. Uma das figuras que mais aparecem ao longo das mais de 700 páginas do livro é Enos, a sigla para El Niño-Oscilação do Sul, um fenômeno relativamente regular, mas que pode ter grandes repercussões sobre a temperatura e a hidrologia do globo.


Humanos gostamos de nos imaginar como algo distinto da natureza, mas esse é apenas um viés —e bem tolo. Somos e sempre seremos parte dela. O clima sempre nos afetou. É até possível que o Homo sapiens tenha desbancado outros hominínios como o H. neanderthalensis devido a mudanças climáticas. Uma hipótese é que sobrevivemos –e eles não— não porque éramos mais adaptados para enfrentar os tempos frios que atingiram a Europa 35 mil anos atrás, mas mais simplesmente porque éramos em maior número.

Variações climáticas e ecológicas às vezes influíram em nossos destinos como agentes principais e sempre ao menos como coadjuvantes. O aquecimento registrado entre 200 a.C. e 100 d.C., por exemplo, ajudou Roma a obter melhores colheitas e tornar-se um império. O resfriamento entre 1100 e 1800 explica a maior prevalência de ataques a judeus devido a "preços altos" de comida. E há mais. Gêngis Khan teve o sucesso militar que teve porque a maior umidade nas estepes favoreceu a formação de seu exército.

O trabalho de Frankopan foi possível por causa de uma série de desenvolvimentos tecnológicos recentes que nos permitem estabelecer com precisão os padrões climáticos em diferentes tempos e lugares. Antes, esse tipo de variação só entrava para a história se algum autor percebesse a mudança enquanto ela ocorria e resolvesse registrá-la.

A moral da história é que dinâmicas ecológicas já extinguiram vários grupos e civilizações. Só sobraram os que souberam adaptar-se. Teremos muito trabalho nas próximas décadas.

A própria extinção

Falar de amor enquanto a mata chora/É luta sem flecha, da boca pra fora/Tirania na bateia, militando por quinhão/E teu povo na plateia/ vendo a própria extinção
Samba-enredo de Salgueiro, em homenagem ao povo Yanomami

Plantar árvores está trazendo água limpa para uma nação tropical

Dominga Reynoso abriu a torneira enferrujada e barulhenta acima da pia da cozinha. Não saiu nada, nem uma gota. Até os canos, que geralmente gorgolejavam em antecipação, permaneceram em silêncio. Reynoso e os seus vizinhos, que vivem em Santo Domingo, capital da República Dominicana, ficariam sem água corrente durante 22 dias – uma ocorrência cada vez mais comum na montanhosa ilha caribenha de Hispaniola, que o país partilha com o Haiti.

Historicamente, o país tem dependido de abundantes fontes naturais de água, que são livremente acessíveis a entidades públicas e privadas. Ao longo do século passado, no entanto, essa oferta esteve ameaçada. O aumento da procura por parte das indústrias turística, mineira e agrícola significou que resta menos para a população local.

“O crescimento económico e populacional está a exercer grande pressão sobre os recursos hídricos tradicionalmente abundantes da República Dominicana”, afirma Chloe Oliver Viola, especialista sénior em abastecimento de água e saneamento do Banco Mundial. “São urgentemente necessários reformas e maiores investimentos para garantir a utilização sustentável e o abastecimento seguro de água às empresas e às famílias.”

Décadas de desmatamento para dar lugar ao pastoreio de gado , desastres naturais como furacões que destroem sistemas e infraestruturas de esgoto já frágeis e má gestão dos recursos hídricos fizeram com que o país enfrentasse uma crise hídrica nunca vista antes, diz Francisco Núñez, do Caribe Central diretor da The Nature Conservancy, uma organização sem fins lucrativos especializada na conservação da água e da terra. “Estamos passando por uma seca severa”, diz ele. "Os animais têm morrido e as colheitas falharam. Construir uma barragem para conservar o abastecimento de água não é suficiente – precisamos da natureza para fornecer água, precisamos de voltar ao ecossistema e reconstruí-lo desde o início."

Em 2011, Núñez ajudou a lançar um projeto multinacional denominado Parceria Latino-Americana de Fundos de Água , trazendo milhões de dólares de financiamento de conglomerados como o maior engarrafador mundial de refrigerantes, para investir em projetos de água nas regiões da América Latina e do Caribe. A parceria estabeleceu 24 fundos de água em toda a região, formando um conjunto de diretrizes para definir padrões e melhores práticas para cada fundo.

Núñez, que nasceu e cresceu na República Dominicana, liderou dois fundos hídricos em seu país natal – um para restaurar três bacias hidrográficas na região de Santo Domingo, e outro no alto das montanhas, na bacia hidrográfica do Yaque del Norte, o mais longo rio no país. O objetivo dos fundos de água é simples, diz Patricia Abreu, chefe do Fundo de Água de Santo Domingo: “concentrar-se em soluções baseadas na natureza que contribuam para alcançar a segurança hídrica para o futuro”.

Para conseguir isso, os projetos têm aumentado as copas das árvores, garantindo que a água é gerida de forma eficiente, fornecendo água limpa às comunidades locais e trazendo capacitação económica sustentável e de longo prazo às zonas rurais – através de indústrias ambientalmente benéficas.

A bacia do rio Yaque del Norte abriga uma produção agrícola significativa, além de ser a segunda maior área metropolitana do país, o que tem levado ao aumento da tensão entre os usuários da água. “Como Estado insular, somos muito vulneráveis ​​às alterações climáticas”, acrescenta Abreu. “E os efeitos estão alterando a forma como o ciclo da água funciona.”


De toda a água da Terra, apenas 0,5% é água doce disponível para uso industrial, agrícola e doméstico. Esta água encontra-se em aquíferos subterrâneos, lagos de água doce e rios – áreas vitais para o abastecimento de água mundial e que estão sob ameaça de desflorestação, degradação de habitats e expansão das cidades. Embora a América Latina tenha o maior número de fontes de água do mundo, 36 milhões de pessoas na região não têm acesso a água potável.

Núñez e Abreu estimam que a seca está em curso desde 2015, embora haja falta de investigação científica no país quando se trata de questões ambientais. “É um desafio enorme”, diz Abreu. “Como país, precisamos de obter melhores dados sobre as nossas fontes de água – tanto as águas superficiais como os aquíferos subterrâneos. descobrir como abordamos as ameaças de um sistema degradado."

Grande parte do trabalho da The Nature Conservancy tem sido em torno da recolha de dados, da educação e do envolvimento de todos os utilizadores de água – desde serviços públicos a empresas privadas e comunidades agrícolas rurais. “Nosso objetivo é envolver todos e educar todos sobre a importância de conservar e administrar adequadamente a água”, diz Núñez. "Este modelo consiste em todos se unirem para trabalhar no mesmo objetivo."

O trabalho da organização começa logo no início do ecossistema da bacia hidrográfica, a 3.030 km (10.000 pés) na cordilheira da Cordilheira Central, também conhecida como Madre de las Aguas (Mãe das Águas). Cerca de 80% da população do país depende da água desta área, que também é a fonte do Yaque del Norte.

A reportagem desta história foi conduzida enquanto o escritor estava em outra missão. A viagem incluiu um voo de regresso (emissões de CO2 de 530kg), mas como não era o objetivo principal da viagem, não contabilizamos as emissões. As emissões digitais desta história são estimadas em 1,2g a 3,6g de CO2 por visualização de página. Saiba mais sobre como calculamos esse valor aqui.

A terra, que costumava ser coberta por uma vegetação verdejante, está agora gravemente degradada, com estradas cortando a paisagem seca, despojada de árvores nativas e fortemente pastoreada pelo gado. “Agora existe um entendimento de que se quisermos resolver a crise hídrica, precisamos reconstruir as bacias hidrográficas”, diz Núñez.

A equipe começou a abordar pequenos agricultores que vivem nestas áreas rurais e montanhosas com uma proposta: a The Nature Conservancy ajudaria a plantar culturas de café ou de cacau – ambas as plantas ajudam a prevenir a erosão do solo, o que leva a uma melhor retenção de água na bacia hidrográfica. Eles também são altamente valiosos economicamente; o país é um grande exportador de cacau orgânico de comércio justo . Plantar uma cultura valiosa significa que o dinheiro está a ser trazido para estas zonas rurais e é mais provável que os agricultores se apeguem a essa cultura.

Além do plantio de café e cacau, a organização semeia outras plantas para abrigar essas culturas e ajudá-las a crescer – prática conhecida como agrossilvicultura. Descobriu-se também que a técnica melhora a resiliência à água , à medida que as árvores retiram água do solo e a liberam na atmosfera na forma de vapor por meio de um processo chamado transpiração, que leva à precipitação local.

Os agricultores também são treinados em como monitorar a terra, auxiliando na coleta de dados vitais que são enviados à The Nature Conservancy, ajudando a informar projetos futuros e a observar o progresso. “Os técnicos vieram e nos deram cursos e palestras sobre como plantar cacau”, diz Digno Pacheco, agricultor participante do projeto Santo Domingo. “Aqui nesta pequena cidade não há muito trabalho. E vemos os benefícios de empreender este projecto de cacau porque no futuro poderemos colher cacau, mais pessoas poderão trabalhar e a nossa situação económica poderá melhorar”.

No início foi difícil convencer os agricultores, diz Núñez, pois havia pouca confiança em programas externos e pouca compreensão sobre como funcionavam as bacias hidrográficas. Demorou meses para convencer o primeiro grupo, mas agora “temos uma lista de espera”, explica. “Os agricultores veem o desempenho dos seus vizinhos com o nosso programa e querem inscrever-se!” Os agricultores são compensados ​​pela plantação de árvores nas suas terras agrícolas e a The Nature Conservancy fornece as sementes e fertilizantes. Até o momento, nenhum agricultor desistiu do projeto.

O projecto visa impactar as bacias hidrográficas que produzem água para consumo humano, agrícola e eléctrico, o que beneficiaria mais de 60% da população do país, melhorando o abastecimento de água nas comunidades urbanas e rurais e aumentando o saneamento e o tratamento de resíduos. O projeto também treinou 370 dominicanos em práticas de conservação de água e restaurou 8.000 acres (3.237 hectares) de ecossistemas produtores de água.

“Não existe plano B quando se trata de água”, afirma Abreu, que viu em primeira mão como a gestão da bacia hidrográfica nas montanhas pode impactar positivamente as pessoas da cidade – como Dominga Reynoso. “A segurança hídrica é muito importante para meios de subsistência sustentáveis, para a saúde humana e para o desenvolvimento económico em países como o nosso”, afirma. Até 40% dos agregados familiares gastam 12% do seu rendimento em água engarrafada, enquanto seis em cada 10 agregados familiares urbanos relatam um abastecimento de água intermitente. Mais de dois terços utilizam garrafas ou tanques para armazenar água para consumo diário.

A qualidade da água é tão importante quanto a quantidade disponível, destaca Walkiria Estévez, diretora do projeto Yaque del Norte. Os residentes em zonas atingidas pela pobreza relatam repetidamente a descoloração da água e os odores das torneiras geridas pelo governo, o que os deixa em risco de contrair doenças graves , incluindo a cólera. Dois terços das residências dominicanas não têm ligações de esgoto que tratem as águas residuais, o que leva à contaminação das águas subterrâneas, concluiu uma análise do Banco Mundial em 2021. Na capital, que tem o maior índice de água tratada, apenas 28% é tratada.

“É um problema que realmente precisávamos resolver”, diz Estévez, “e por isso começámos a construir zonas húmidas artificiais para tratar naturalmente águas residuais em áreas rurais e suburbanas para as comunidades”.

A Nature Conservancy construiu até agora 23 zonas húmidas nas bacias hidrográficas de Yaque del Norte, Nizao, Ozama e Haina, sendo que a maior delas trata o esgoto de 1.500 famílias. Esses sistemas de filtragem natural, construídos com camadas de areia e cascalho e plantas nativas como o vetiver, reduzem os poluentes em até 98% sem usar qualquer tipo de produto químico ou eletricidade, de acordo com a The Nature Conservancy. A água é absorvida pelas bacias escavadas manualmente e escoada por uma tubulação depois de filtrada pelas camadas de sedimentos. A água então volta para os rios ou é usada para irrigar projetos comunitários de cultivo de culturas de pequena escala.

Após a construção das zonas húmidas, 300.000 metros cúbicos (10,6 milhões de pés cúbicos) de águas residuais são agora tratados todos os anos, desviando a água contaminada dos rios, que muitos habitantes locais ainda utilizam para recolher água para lavar roupa, cozinhar, tomar banho e limpar. A zona húmida mais recente foi construída numa escola e a equipa treinou professores para utilizarem o ecossistema artificial para educar os alunos sobre ambiente e ecologia.

O Banco Mundial emprestou recentemente ao governo da República Dominicana 43,5 milhões de dólares (35,4 milhões de libras) para expandir e melhorar o abastecimento de água potável e os serviços de saneamento em dois municípios na costa norte do país. O projecto visa fornecer serviços de tratamento de águas residuais a 90.000 pessoas e acesso a água potável a 105.000 pessoas – 12.700 das quais serão ligadas a um abastecimento de água pela primeira vez.

O governo começou a avançar com reformas políticas para resolver o quadro fragmentado que actualmente abrange os recursos hídricos, a irrigação e os serviços de saneamento, e que está na origem da má gestão da água. (Um relatório do Banco Mundial de 2021 descreveu o sector da água e do saneamento como preso num “ciclo vicioso”.) Além disso, o governo propôs a criação de uma Autoridade Nacional da Água para definir directrizes para a gestão dos recursos hídricos. Em 2023, o governo lançou um programa para melhorar a eficiência dos fornecedores estatais de água.

Enquanto o governo promove as suas reformas legislativas de cima para baixo, Abreu continua a lutar pela água no terreno. “O mais importante para mim é a forma como integramos todos no país, para nos unirmos e cooperarmos para um objectivo maior”, diz ela. “A recolha de dados é importante, mas estamos a traduzi-los em projectos abrangentes que podem realmente responder ao desafio da segurança hídrica.”

E os resultados sugerem que a abordagem funciona. Os terrenos que passaram por uma cuidadosa restauração são totalmente diferentes das áreas intocadas: árvores saudáveis ​​e com folhagem plena pontilham a paisagem; os riachos são fluidos e claros, com vegetação margeando as margens; a grama verdejante cobre as colinas. É uma grande melhoria em relação às condições secas e áridas que Abreu e a sua equipa enfrentaram há uma década.

Nos próximos 10 anos, esperam duplicar o seu impacto, expandindo-se para mais 15 comunidades, ajudando outras 6.000 pessoas a terem acesso a água potável e restaurando outros 12.000 acres (4.856 hectares).