sábado, 6 de setembro de 2014

À deriva



A presidente está em constantes viagens de campanha; os ministros tiram “férias” para incrementar a candidatura da reeleição; os deputados e senadores estão em recesso branco por causa da eleição - ainda assim trabalhando apenas quatro meses este ano terão direito até a 14° salário integral. Com a cúpula dos poderes executivo e legislativo de fora, quem está governando o Brasil? Até 5 de outubro, estaremos navegando conforme as marés. E depois, seja lá o que Deus quiser e resta cantar: “Qual cisne branco em noite de lua/ Vai navegando num mar azul...”  

Brasil que político não vê


Brasil é o 8º país com mais suicídios no mundo, diz OMS
A cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida e 75% das mortes acontecem em países mais pobres ou de renda média

Brasil está em sexto lugar em taxa de homicídios de menores, diz Unicef
Em números absolutos, país está atrás somente da Nigéria, que registrou 13 mil mortes de crianças e adolescentes


E tome Brasil na rabeira de todo mundo. Mas culpa não tem pai, nem mãe 

Eleitor já não acredita no impossível

A propaganda eleitoral gratuita passou a ser um tema apetitoso para os humoristas, o que indica que perdeu sua antiga sacralidade
Às vezes, quando se diz que a maioria dos brasileiros deseja mudar, os políticos costumam ironizar dizendo que esses mesmos cidadãos, ao mesmo tempo, "não sabem o que querem mudar". Não é verdade. São eles que têm dificuldade de enumerar as coisas concretas que pretendem modificar e que os cidadãos conhecem muito bem porque, além do mais, sofrem na carne muitas de suas consequências.

Os brasileiros às vezes revelam o que querem que seja mudado demonstrando com fatos o que rejeitam por considerarem inútil, desgastado e até ridículo.

Um exemplo concreto estamos vivenciando nestas eleições. Já é tema de conversa nos bares, ônibus e supermercados –um conjunto de lugares que os realizadores de pesquisas eleitorais deveriam frequentar mais – que a chamada "propaganda eleitoral gratuita", que perdeu 50% da audiência de outras vezes, assim como a propaganda que cria a poluição visual e acústica de ruas e praças que está irritando as pessoas, não só não interessa mais, como ainda chega a ser contraproducente.


Sai listão do escândalo Petrobras

Desta vez não se disse traído
Alertado sobre depoimentos do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, que envolvem parlamentares no escândalo, o ex-presidente Lula disse: “Dentre nós, se alguém cometer erro, que pague”. Resta cobrar.

Segundo a edição da revista Veja que começou a circular este fim de semana, o nome dos seguintes políticos envolvidos com negócios sujos da Petrobras são:

Edison Lobão, ministro das Minas e Energia, PMDB
João Vaccari Neto, secretário nacional de finanças do PT
Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara dos Deputados, PMDB
Renan Calheiros, presidente do Senado, PMDB
Ciro Nogueira, senador e presidente nacional do PP
Romero Jucá, senador do PMDB
Cândido Vaccarezza, deputado federal do PT
João Pizzolatti, deputado federal do PT
Mario Negromonte, ex-ministro das Cidades, PP
Sergio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro, PMDB
Roseana Sarney, governadora do Maranhão, PMDB
Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco, PSB - morto no mês passado em um acidente aéreo


Na época em que era diretor da Petrobras Paulo Roberto conversava frequentemente com o então presidente Lula, segundo contou à Polícia Federal.