terça-feira, 15 de abril de 2014

Nunca ovelha

"O que não somos nunca é ovelha - fiel ovelha do Santo Padre, de Sua Majestade o Rei, do Partido, da Convenção Social, dos Códigos da Moral Absoluta, do Batalhão, de tudo que mata a personalidade das criaturas."
Monteiro Lobato (1882/1948) em carta ao amigo Godofredo Rangel em 7/6/1914

A mensagem do vento de março


(...)
Ouve, o vento no olmo! É de Londres que sopra
E fala de ouro, de esperança e mal-estar
De poder que não ajuda; de saber de sobra
Que do pior e melhor não é capaz de ensinar

Dos ricos ele fala, e estranha é a história
Dos que têm, cobiçam, e de mais se apossam;
E eles vivem e morrem; e a terra e sua glória
São apenas um fardo que mal suportam


William Morris (1834/1896) escritor inglês concentrou seu interesse em poesia narrativa sempre transparecendo idéias socialistas

Patologia de um prefeito


Quaquá, prefeitinho de Vila dos Patos (daí o adequado vulgo), não é apenas um modelo de político corrupto. Atestam isso as dezenas de processos a que responde como ainda as duas condenações (não cumulativas) por inelegibilidade numa aberrante decisão dos tribunais, que ainda deixa impune e solto o condenado. Se por isso ainda não conseguiu vaga no xilindró, agora cada vez mais esbanja como um caso patológico de psiquiatria. A megalomania tomou conta do ex-menino pobre da Mumbuca, que caçava rã para comer. Com a ascensão à presidência regional do PT, - só podia ser mesmo desse antro -, vestiu de vez a capa presidencial e como um chefe de nação caiçara esbanja em viagens para tratar de negócios para o feudo. Assim foi com os bondes de comissionados para a Itália e França, onde vendeu empreendimentos imobiliários, a custos milionários para os cofres públicos; a Cuba, para pedir benção e jogar pra galera, e agora chega mesmo à China, com um secretário que saiu do subúrbio carioca para tratar de portos em mandarim.
O Brasil tem 7.408 km de costas, do cabo Orange ao arroio Chuí - 9.198 km se considerarmos as saliências e as reentrâncias do litoral - mas o tal sujeitinho empombou com a construção de um porto justamente numa área de proteção ambiental e cultural. Quer porque quer instalar um porto que empresas já deram para trás desde o início para poder anunciar eleitoralmente um grande feito, já que não fez nada em seis anos. Insiste em criar mais um factóide como essa viagem à China para fazer a cabeça dos imbecis caiçaras, que só estão com ele devido ao dindim mensal do Erário. Com isso pode arrecadar os votos para eleger a digníssima madame Z, sua consorte amasiada, à Câmara estadual.
Esse é o reflexo mais recente de sua megalomania de medíocre depois que vestiu o manto de chefe do seu partido no Estado, que vem gerindo com os coturnos de um ditador.