segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Brasil da obra pronta

 


O Brasil condenado pelo negacionismo político

A economia de um país não caminha por muito tempo sobre uma sociedade sem justiça social; tanto quanto a justiça social não caminha sobre economia ineficiente. A negação da necessidade de sociedade justa e a negação da necessidade de economia eficiente são dois negacionismos que condenam o Brasil a surtos de crescimento sem sustentabilidade social, ou surtos de avanços sociais sem sustentabilidade econômica.

A história do último século oscilou entre políticas econômicas sem sensibilidade social e políticas sociais sem conhecimento das regras da economia. Tivemos milagres econômicos que logo esbarraram na desigualdade como a riqueza se distribuía, na falta de educação de base, no transporte público caótico, na sua saúde e moradia precárias. Também tivemos momentos de políticas sociais que esbarram na falta de eficiência econômica levando a inflação, juros altos, endividamento, depredação ecológica.


Sem sensibilidade social, tivemos governos que não aumentaram o salário mínimo, mesmo quando a riqueza crescia, outros que sem conhecimento econômico propõem aumenta-lo mesmo sem base econômica que permita sem a ilusão de inflação. Há relação da sociedade com a economia que exige sensibilidade social, mas também respeito a certas regras econômicas.

Sem distribuir renda nem investir no social, a sociedade se desagrega e a economia quebra por demanda limitada, por violência, por desequilíbrio ecológico, baixa produtividade, insatisfação. Distribuindo sem considerar limites nem restrições a economia e os benefícios sociais são devastados pela inflação, pela ineficiência, pelos desequilíbrios. A sociedade justa e a economia precisam estar casadas pela responsabilidade política usando a variável tempo para realizar seus propósitos nos prazos possíveis, sem abandonar a eficiência econômica nem os propósitos sociais: sem negativismo social nem econômico, com sensibilidade social e conhecimento científico. Negar os limites definidos pela ciência econômica pode matar ainda mais e por mais tempo do que negar vacina para lidar com a epidemia. Negar a tragédia social é uma forma de genocídio tão grave quanto ignorar a epidemia.

'Heil Bolsonaro!'

Reportagem de Isabella Menon na Folha ("Ideias nazistas em escolas acendem alerta", 3/1) traz um retrato alarmante: a naturalidade com que o Brasil tem convivido com atos de apoio ao nazismo, até mesmo em colégios e universidades. Esses atos vão desde suásticas pichadas em muros, grupos autoproclamados neonazistas, professores defendendo Hitler em aula e jovens que se fantasiam de Hitler e fazem seus gestos. Em dezembro, um adolescente em Aracruz (ES), portando uma braçadeira de suástica, matou a tiros quatro pessoas e feriu 13.

As causas são óbvias: a propaganda que esses jovens absorvem no submundo da internet e o discurso de ódio que escutam em casa. O envenenamento digital não seria tão eficiente se detectado por pais responsáveis e democratas. Mas, quando os próprios pais se identificam com aquelas teses, os garotos não têm chance. Como batismo de fogo, muitos foram levados para o quebra-quebra em Brasília.

Alguma dúvida quanto à presença de neonazistas entre os bolsonaristas da baderna? Jair Bolsonaro, pivô do levante, flertou com o nazismo durante toda a sua vida política. Há farta documentação: mensagens, discursos, slogans, auxiliares adeptos da estética hitlerista, homenagem a uma neonazista alemã e muito mais. Segundo a antropóloga Adriana Dias, o número de células neonazistas no Brasil pulou de 72 em 2015 para 1.117 em 2022. Mera coincidência com o mandato de Bolsonaro?

Em 1944, o Exército brasileiro mandou 25 mil heróis para a Itália, a fim de ajudar os aliados a combater o nazismo. Destes, 467 voltaram mortos e repousam no Monumento aos Pracinhas, aqui no Rio. Os militares que ainda apoiam Bolsonaro fariam melhor se fossem em coluna por um ao monumento e cuspissem nas urnas gritando "Heil Bolsonaro!".

Adriana Dias morreu neste domingo (29), vitimada por um câncer. É um duro abalo na luta contra o neonazismo no país.

O que Bolsonaro queria

Um país pra chamar de seu, é claro e já pedindo perdão a Erasmo Carlos pelo uso das palavras. Mas era isso. Como nos seus planos não estava a derrota nas eleições e ele fez de tudo para conseguir, agora vemos esses fantasmas mais ou menos ameaçadores tentando todo tipo de golpe. Só que me parece que eles faltaram à aula de História quando se falou de Golpe. Aliás, acho que faltaram a todas as aulas de História. Um golpe não se faz assim e aqui no Brasil todos os golpes, maiores ou menores, tiveram a mão dos EUA, da imprensa oficial, dos empresários e da Igreja. Esta tentativa reuniu parte dessa lista, mas sem efetivar o apoio.

Nem a eleição, nem o golpe deram certo e apesar do presidente do PL dizer que esta minuta de golpe estava em todas as casas, queria dizer que na minha não estava. O medo do golpe pode ser, mas a minuta só quem pretendia torna-la definitiva. Aí teríamos um Brasil realmente transtornado. O plano era minucioso e o primeiro mandato de Bolsonaro acabou sendo um período de prova para a ideologia que viria por aí. As armas liberadas, as politicas reacionárias em relação a gênero, drogas, aborto e comportamento em geral, o gado bem alimentado e a política no sentido mais amplo seria a base deste novo período de trevas que se armava para o Brasil.


Mas é fácil de se imaginar. Um país sem política, que era a finalidade, é um país sem democracia. Os povos indígenas dizimados e o garimpo comendo solto, envenenando os rios e enriquecendo os poderosos que se escondem atrás das árvores. Organizações de fiscalização e apoio aos indígenas, à floresta, à ecologia e ao meio ambiente fechadas definitivamente. Os militares assumindo o controle de todos os setores do governo, não todos os militares, mas os que fecham com a ideologia do presidente, as escolas militarizadas também, as universidades reduzidas ao ensino técnico, a cultura limitada ao divertimento sem abstração ou elaboração, ou seja, sem construção de uma identidade brasileira. A classe média cada vez mais pobre e os pobres cada vez mais miseráveis e junto a isso a Saúde doente e contribuindo para o projeto de extermínio.

O Mercado que num primeiro momento poderia até se animar com essa possibilidade, também ferido de morte sobretudo diante do isolamento que o país entraria no mundo todo. Falando nisso, o projeto previa justamente o alinhamento do Brasil com as ditaduras que permanecem no planeta criando um bloco reacionário e perigoso que a cada dia se espalha mais por aí. Os ricos cada dia mais ricos e os pobres cada dia mais pobres o que faz com que os ricos fiquem cada dia mais ricos.

Mas não foi nada disso que aconteceu. Conseguimos frear a besta fera e dar um pouco de fôlego à democracia. Vamos nessa. Nos fará mais felizes e como diz o próprio termo, é o sistema de todos e até agora não se inventou nada melhor.

O crime pede respeito

São numerosos os dados sobre pessoas com antecedentes criminais nos atos terroristas. Só o acampamento em Brasília registrou 73 delitos (lesões corporais, furtos) em dois meses. Não será por acaso que, em atentados ultradireitistas nos EUA, se registrem indivíduos com gravames penais. Entre trumpistas e seus êmulos brasileiros medeia um oceano de coincidências significativas tecidas pela relação íntima entre política e crime, traço essencial do fascismo.


Foi George Orwell quem primeiro enxergou na linguagem política a secreta destinação de fazer com que "o crime se torne respeitável". Como a delituosa escamoteação da verdade sempre foi intrínseca à luta pelo controle do Estado, a afirmação visa prioritariamente efeitos colaterais do exercício do poder. A atualidade do escritor comprova-se na vida brasileira, onde se faz politicamente pertinente a sua tese de que "numa época de mentiras universais, dizer a verdade é revolucionário".

Na linha de Orwell, a lógica do crime é maior que a da lei. De fato, na vida prática, mais importa a conduta, que pode ser existencialmente lesiva em aspectos não legalmente codificados. A lei, por sua vez, visa geralmente a garantir elites contra as classes desfavorecidas. Mas não pertence à pobreza a raiz do fenômeno criminoso (aliás, os pobres salvaram eleitoralmente o país), e sim à miséria humana, à aliança interna com a escuridão. Em sua amplitude, o crime configura todo dano ético à sociedade. Por exemplo, a tortura, assim como sua apologia pública.

É clara, assim, a natureza terrorista do vandalismo, da sabotagem elétrica e do caminhão-bomba, apesar da duvidosa tipificação legal. Inconteste é o crime tramado de lesa-instituição de paisanos e fardados: as falanges do Inominável e seus generais. Toda ideologia aspira à publicidade, mas é como se o crime fosse uma ideologia das sombras. E, na falta de bingos ou outros fetiches, a mancomunação delituosa pode confortar idosos, carentes de objetivos vitais e instrumentalizados pela perversão do gozo.

Talvez demore para se aquilatar toda a gravidade da delinquência antidemocrática, à qual não escapam autoridades, religiosos, médicos e o próprio Legislativo. Por enquanto, para um reequilíbrio realista, vale ponderar sobre miúdos episódios sintomáticos. Num deles, uma invasora detida em Brasília queixava-se: "Estão nos tratando como presos". Ou seja, a coautora de um dos atentados mais infames contra a República brasileira ignorava a sua condição criminosa. Por alienação de classe ou por negação digital da realidade, o delírio privilegiado obscurecia a enormidade da violência. É que "cidadãos de bens" (e não "do bem") são embalados pela cantilena fascista do crime respeitável.