quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Na mira do araponga

Se a Abin fez o meu dossiê, ignoro. Mas o que sairá da investigação sobre Bolsonaro será letal

Em algum momento de 2020 ou 21, alguém me soprou: "Fique esperto. Ouvi dizer que estão de olho em você. Tem gente do governo levantando os podres de cada desafeto do Bolsonaro e reunindo num dossiê para ser usado um dia." Não me surpreendi. Eu desconfiava que o então presidente não era grande fã das minhas colunas na Folha, porque, desde o começo de seu mandato, eu apontava para a inevitabilidade do golpe com que ele esperava se perpetuar no poder.

Hoje, com a investigação em curso sobre o uso por Bolsonaro da Abin (Agência Brasileira de Informação) para bisbilhotar os passos de ex-aliados, juízes, advogados, políticos e jornalistas, vejo que a dica fazia sentido. E começo a me dar conta das vezes em que tive a sensação de estar sendo observado e de algo que parecia diferente do que deveria ser.



Por não usar celular, eu estaria fora do alcance do FirstMile, o software de monitoramento que eles acionaram para saber quem estava com quem e onde, e, daí, tirar ilações. Mas os telefones fixos, como o meu, também podem ser arapongados e, em várias ligações, pude ouvir baixinho, sob a voz do interlocutor, "A tonga da mironga do kabuletê", velho sucesso de Toquinho e Vinicius. Era para abafar o ruído do gravador.

Vejo agora também que fui seguido pelo clássico sujeito encostado no poste e fingindo ler jornal à espera de que eu saísse. Lembro-me de que passei por ele e não lhe dei importância. Pois devia ter dado, porque o jornal atrás do qual se escondia era o Correio Braziliense. Ora, como moro no Rio, o normal seria que o jornal fosse a Folha ou O Globo. Significava que ele viera de Brasília para a tarefa e já trouxera de lá o material de trabalho.

Se fizeram meu dossiê, ignoro. Mas o dossiê sobre a arapongagem da quadrilha Bolsonaro a partir desta investigação, assim que publicado, exigirá um lindo segundo volume - para a sentença judicial.

Sem valor

Este país inocente colocou você num gueto, no qual existe a intenção, de fato, que você morra. Deixe-me precisar exatamente o que quero dizer com isso, visto que é o xis da questão e a raiz da minha desavença com meu país. Você nasceu onde nasceu e enfrentou o futuro que enfrentou por ser negro e por nenhum outro motivo. Esperava-se assim que os limites da sua ambição estivessem postos para sempre. Você nasceu numa sociedade que estipulou com brutal clareza, e de todas as formas possíveis, que você era um ser humano sem valor.
James Baldwin

Feridas, famintas e sozinhas – as crianças de Gaza órfãs pela guerra

Ela nasceu por cesariana depois que sua mãe, Hanna, foi esmagada em um ataque aéreo israelense. Hanna não viveu para dar o nome à filha.

“Nós apenas a chamamos de filha de Hanna Abu Amsha”, diz a enfermeira Warda al-Awawda, que cuida do pequeno recém-nascido no Hospital al-Aqsa em Deir al-Balah, no centro de Gaza.


No caos causado pelos combates em curso e com famílias inteiras quase exterminadas, os médicos e as equipes de resgate muitas vezes lutam para encontrar cuidadores para as crianças enlutadas.

“Perdemos contato com a família dela”, conta a enfermeira. "Nenhum dos parentes dela apareceu e não sabemos o que aconteceu com o pai dela."

As crianças, que representam quase metade da população de 2,3 milhões de Gaza, tiveram as suas vidas destruídas pela guerra brutal.

Embora Israel diga que se esforça para evitar vítimas civis, incluindo a emissão de ordens de evacuação, mais de 11.500 menores de 18 anos foram mortos, segundo autoridades de saúde palestinas. Ainda mais pessoas sofrem lesões, muitas delas que mudam vidas.

É difícil obter números exactos, mas de acordo com um relatório recente do Monitor Euro-Mediterrânico dos Direitos Humanos, um grupo sem fins lucrativos, mais de 24 000 crianças também perderam um ou ambos os pais.

Ibrahim Abu Mouss, de apenas 10 anos, sofreu graves lesões nas pernas e no estômago quando um míssil atingiu a sua casa. Mas suas lágrimas são pela mãe, pelo avô e pela irmã falecidos.

“Eles ficavam me dizendo que estavam sendo tratados lá em cima, no hospital”, diz Ibrahim enquanto seu pai segura sua mão.

“Mas descobri a verdade quando vi fotos no telefone do meu pai. Chorei tanto que fiquei todo dolorido.”

Os primos da família Hussein costumavam brincar juntos, mas agora sentam-se solenemente junto às sepulturas arenosas onde alguns dos seus familiares estão enterrados numa escola transformada em abrigo no centro de Gaza. Cada um perdeu um ou ambos os pais.

“O míssil caiu no colo da minha mãe e o seu corpo foi feito em pedaços. Durante dias retirámos partes do seu corpo dos escombros da casa”, diz Abed Hussein, que vivia no campo de refugiados de al-Bureij.

"Quando disseram que meu irmão, meu tio e toda a minha família foram mortos, senti como se meu coração estivesse sangrando em chamas."


Com olheiras escuras, Abed fica acordado à noite, assustado com os sons dos bombardeios israelenses e sentindo-se sozinho.

“Quando minha mãe e meu pai eram vivos, eu costumava dormir, mas depois que eles foram mortos não consigo mais dormir. Costumava dormir ao lado do meu pai”, explica ele.

Abed e seus dois irmãos sobreviventes estão sob os cuidados de sua avó, mas a vida cotidiana é muito difícil.

“Não há comida nem água”, diz ele. "Estou com dor de estômago por beber água do mar."

O pai de Kinza Hussein foi morto tentando buscar farinha para fazer pão. Ela é assombrada pela imagem de seu cadáver, trazido para casa para ser enterrado depois que ele foi morto por um míssil.

“Ele não tinha olhos e sua língua estava cortada”, lembra ela.

“Tudo o que queremos é que a guerra acabe”, diz ela. "Tudo está triste."

Quase todas as pessoas em Gaza dependem agora de ajuda para as necessidades básicas da vida. De acordo com dados da ONU, cerca de 1,7 milhões de pessoas foram deslocadas, muitas delas forçadas a deslocar-se repetidamente em busca de segurança.

Mas a agência da ONU para as crianças, a Unicef, afirma que a sua maior preocupação é com cerca de 19 mil crianças que são órfãs ou que acabaram sozinhas, sem nenhum adulto para cuidar delas.

“Muitas destas crianças foram encontradas sob os escombros ou perderam os pais no bombardeamento das suas casas”, disse-me Jonathan Crickx, chefe de comunicações da Unicef ​​Palestina, de Rafah, no sul de Gaza. Outros foram encontrados em postos de controle israelenses, hospitais e nas ruas.

“Os mais novos muitas vezes não conseguem dizer o seu nome e mesmo os mais velhos ficam geralmente em estado de choque, por isso pode ser extremamente difícil identificá-los e potencialmente reagrupá-los com a sua família alargada”.

Mesmo quando é possível encontrar parentes, eles nem sempre estão bem posicionados para ajudar a cuidar das crianças enlutadas.

“Tenhamos em mente que muitas vezes eles também se encontram numa situação muito difícil”, diz Crickx.

“Eles podem ter os seus próprios filhos para cuidar e pode ser difícil, se não impossível, para eles cuidarem destas crianças desacompanhadas e separadas”.

Desde o início da guerra, uma organização sem fins lucrativos, as Aldeias de Crianças SOS, que trabalha localmente com a Unicef, afirma que tem trabalhado para acolher 55 dessas crianças, todas com menos de 10 anos. .

Um membro sénior da equipa SOS contou-me sobre uma criança de quatro anos que foi deixada num posto de controlo. Ela foi trazida com mutismo seletivo, um transtorno de ansiedade que a deixou incapaz de falar sobre o que havia acontecido com ela e sua família, mas agora está progredindo depois de ser acolhida com presentes e brincar com outras crianças com quem mora.

A Unicef ​​acredita que quase todas as crianças em Gaza necessitam agora de apoio à saúde mental.

Com as suas vidas destroçadas, mesmo quando houver um cessar-fogo duradouro, muitos ficarão com perdas terríveis que terão de lutar para superar.

Corajoso mundo real

Consideramos os romances distópicos como grandes parábolas das sociedades que tememos que possam tornar-se, sujeitas ao domínio do Estado totalitário que se torna uma máquina de controle das relações privadas e até das consciências.

Nossa referência distópica mais comum é 1984 , de George Orwell , onde a ditadura atinge a perfeição de seus instrumentos de dominação, e o Big Brother, o onipresente líder supremo da Oceania, nos vigia nas telas. É um poder absoluto que cria uma nova realidade que pode ser apagada e reescrita de acordo com as necessidades da ideologia oficial.

A felicidade é imposta à força sob um molde uniforme de comportamento. É isso que nos ensina um romance anterior ao de Orwell, Admirável Mundo Novo , de Aldous Huxley, o admirável mundo novo que Miranda oferece em A Tempestade, de Shakespeare, belas criaturas, bela humanidade. Neste novo mundo reinam a paz e o bem-estar, mas os seres humanos são fabricados em laboratórios e a educação é ensinada através de slogans que se repetem até ficarem fixados na memória.


Ou The Handmaid’s Tale, de Margaret Atwood, que se passa num futuro incerto em Gilead, antigo Estados Unidos, onde uma seita de fanáticos fundamentalistas impõe um regime teocrático de estilo policial. As mulheres só são úteis para dar à luz filhos, sob ameaça de execução ou exílio.

As sociedades que estes romances descrevem, subjugadas por tiranias totais que procuram destruir o indivíduo anulando as suas liberdades, são distopias que permanecem graças a ficção. Longe de funcionarem apenas como parábolas daquilo que rejeitamos como um futuro sistema de vida, foram possíveis no século passado, o século dos grandes modelos totalitários, e continuam a sê-lo no século XXI, quando as ameaças contra a democracia se multiplicam, mesmo onde as suas instituições nos parecem mais firmes.

Os totalitarismos arquetípicos do século XX, tal como descritos por Frank Dikötter no seu livro Ditadores, podem ser vistos como verdadeiras distopias: baseavam-se num único partido e, para funcionarem como máquinas de poder implacáveis, dependiam de um líder supremo e infalível, sua figura onipresente, cultivada com cuidado e perseverança; desde aqueles que surgiram em países onde as democracias liberais estavam em estado de deterioração, Hitler ou Mussolini, até aqueles que foram fruto de cataclismos e guerras revolucionárias, como Stálin e Mao Tsé-Tung, todos rodeados por uma aura mitológica.

Nas distopias imaginadas, e nas reais, o líder único passa a ter uma imagem onipresente na vida dos cidadãos, e sua imagem é divinizada através do aparato de propaganda que insiste em manter vivo o que no marketing totalitário tem sido chamado de culto à personalidade .

Talvez nenhum outro romance distópico recente nos aproxime da realidade atual, e nos coloque no reino do que já vimos e vivenciamos, do que Prophet Song , de Paul Lynch, vencedor do Booker Prize na Inglaterra no ano passado.

Não ocorre em nenhum tempo distante, nem num país mitológico, mas na Irlanda real, no tempo presente. Um partido totalitário chega ao poder, decreta a suspensão das garantias, e sob o estado de emergência desencadeia uma onda de repressão que leva opositores e dissidentes às prisões, reprime manifestações à bala, semeia o terror nos lares, multiplica os desaparecimentos. Cria-se então um estado de rebelião e irrompe a guerra civil.

É um romance de acabamento impecável, escrito em tons sombrios e que nunca descura a tensão, que cresce à medida que avançamos no conhecimento do destino da personagem central, Eilish Stack, mãe de família que vê como o seu mundo é destruído sob o peso da perseguição política implacável levada a cabo pela polícia secreta, a prisão do seu marido Larry, o bombardeio da sua casa, a morte dos seus filhos, a fuga através da fronteira para o Reino Unido, juntamente com milhares de outros que emigram em busca de refúgio, nas mãos de gangues de tráfico de pessoas.

Tudo parece inédito porque acontece num país onde até à véspera existiam regras democráticas, garantias constitucionais, tribunais de justiça, meios de comunicação independentes, todos aqueles fatores da vida quotidiana que são tidos como garantidos. Mas e se de repente aparecer um novo Governo que negue tudo isso? Houve um golpe de Estado, ou pior, o Governo foi eleito livremente pelos próprios cidadãos.

A distopia, como estamos vendo, pode se tornar uma história cotidiana. Não é apenas que tememos que isso possa acontecer. Aconteceu, está acontecendo. É a distopia possível, a distopia real. A distopia que temos às nossas portas. É o anjo da espada flamejante que te expulsa do paraíso democrático.