terça-feira, 8 de abril de 2014

Caixa-preta da Saúde


A Associação Médica Brasileira (AMB), em parceria com Sociedades de Especialidade, Associações Médicas Regionais, lançou o projeto Caixa-Preta da Saúde, que tem como finalidade receber e compilar denúncias do caos em que se encontra a saúde no Brasil. Segundo a AMB, há 25 anos, o Brasil possui o Sistema Único de Saúde, no qual, pela constituição, todos os brasileiros devem ter assistência gratuita e universal. Os pacientes ficam anos na fila de espera para cirurgias e exames. Não há infraestrutura e faltam desde medicamentos até materiais básicos para atender a população. Os brasileiros pagam muitos e altos impostos, mas não possuem os serviços mais básicos dos quais necessitam.
Devido às constantes denúncias, a associação e seus parceiros decidiram mapear os problemas da saúde pública do Brasil e estimular a população a denunciar as condições encontradas nos hospitais, postos de atendimento e demais unidades de saúde. O projeto Caixa-Preta da Saúde é um meio pelo qual todas as pessoas, de qualquer lugar e a qualquer hora, podem enviar fotos e vídeos, apresentando os locais procurados e as dificuldades enfrentadas na busca por serviços de saúde, públicos ou não. O site http://www.caixapretadasaude.org.br/ e as redes sociais Facebook e Twitter serão os canais de interação com o público. O usuário precisa apenas clicar no mapa e enviar a denúncia. A equipe do projeto fará a análise do material e, após esta análise, a denúncia entrará na web. 
A associação denuncia também que hospitais e postos de saúde estão precários e o SUS desativou quase 42 mil leitos nos últimos sete anos, decorrendo nas superlotações em emergências e pronto-socorros. “O Ministério da Saúde deixou de utilizar R$ 17 bilhões em 2012, mas o governo, para justificar o caos em que se encontra o setor, afirma que não tem recursos para investir em melhorias”, informa a AMB.