sábado, 8 de setembro de 2018

May-Day

Um canal de tv a cabo exibe um programa com o título acima. Na fraseologia aeronáutica, é o vocábulo que nenhum piloto jamais imagina ter de proferi-la.. Tampouco os passageiros que ele carrega atrás gostariam de sabê-la dita da cabine de comando para um controlador de voo. Significa que o piloto já fez tudo o que podia ser feito e o desastre é iminente. A série de documentários é destinada, aparentemente, aos aficionados da aviação ou a quem aprecia assistir ao perigo que os semelhantes correm na vida, pois sabemos que viver é perigoso, em terra, no mar e no ar. Mas só na aparência os filmes exibidos visam apenas a estes dois públicos-alvo. Eles são pedagógicos para todos os fins, não somente para a aviação. Especialmente porque mostram que um desastre de avião é um acontecimento infausto como os demais acontecimentos infaustos na vida. Sobretudo porque não é causado por um único motivo, a pane no motor, o flap que não foi estendido na graduação exigida, o excesso de neve acumulado sobre as asas, um inesperado vento de cauda no momento do pouso, uma distração do comandante e assim por diante. O avião cai por mais de um problema, às vezes pequenos detalhes somados, de que não se deram conta o piloto, o pessoal de terra, o fabricante. Muitas vezes todos juntos não atinaram para os equívocos ou os consideraram de pequena monta, sem risco.

A facada em Jair Bolsonaro é um desses acontecimentos infaustos ao qual os especialistas que produzem May-Day dedicariam uma dissecação detalhada para explicar por que o mineiro tomado de ódio fez o que fez. A facada é o derradeiro ato a lastimar no desastre ocorrido em Juiz de Fora. Não basta, há que lastimar mais. Uma série de detalhes ou de equívocos escancarados sobre os quais nós todos, o pessoal de terra, o fabricante e o piloto não se deram conta ou minimizaram seus efeitos deletérios para a consumação do desastre. É muito fácil culpar o piloto, o erro humano explicaria o acidente, mostra a série de documentários da tv. E muitos o fazem agora, depois da facada. É uma simplificação de investigadores desejosos de ter um culpado imediato pelo desastre. Combinemos que foi erro de um piloto soberbo, falacioso de seus inexistentes dotes técnicos, inapto para o comando.


É mais uma simplificação dos investigadores apressados que procedem à dissecação dos equívocos a que o Brasil assiste há anos. Conhecemos as suas identidades e CPFs ideológicos, de amplo espectro. Lastimam a facada, mas vão escrever no relatório que a causa foi falha do piloto.

Erro humano foi, de todos nós. Desde o famigerado Mensalão assistimos ao perigoso dividir da nação em duas parcialidades. Divisão fomentada pelas próprias instituições nacionais: Universidade, Mídia, Legislativo, Executivo, Judiciário, órgãos de classe etc. Até o Bar, grande instituição da sociedade brasileira moderna, fomenta a divisão. E chegou no setor mais sensível: a Família. Uma parcialidade é a que não enche o tanque de combustível o quanto deveria; outra, a que finge não avistar no radar meteorológico a tempestade que pode produzir o vento de través que vai obrigar o avião a voar mais tempo e acabar caindo de pane seca. Paremos por aqui a linguagem metafórica. O que precisa ser dito é uma velha platitude: as sociedades odientas não prosperam, a História está aí para nos lembrar.

O Brasil não pode proferir a palavra terrível aos aviadores: may-day.

Pedro Rogério Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário