domingo, 29 de janeiro de 2017

O imponderável

Um dos maiores e mais antigo desejo dos seres humanos é adivinhar o futuro.

Neste sentido, os egípcios, 3.500 a.C, jogavam dados – a cleromancia – para desvendar os tempos vindouros.

Em todas as civilizações, há registro de métodos e tentativas de decifrar o enigma que escapa da compreensão humana. A luminosa civilização grega cultuava Pítia ou Pitonisa (serpente) que, segundo a mitologia, era a sacerdotisa do oráculo de Delfos, frequentemente, visitada por celebridades e cidadãos comuns para ouvir conselhos.

Joe Webb  crea una serie de collages que permiten al espectador un diálogo con otras épocas y galaxias. Personajes de Webb también se mueven de un siglo a otro con las mezclas y proyecciones de la artista. El trabajo de Webb es el resultado de el tiempo que trabajó como diseñador gráfico. Joe dice como las limitaciones y variaciones de imágenes que se pueden crear collages.:
Joe Webb
Com efeito, as prospecções futuristas seguem atuais: a leitura das linhas das mãos, a escuta de búzios, o significado dos astros e os mais variados recursos (passo ao largo da visão religiosa do profetismo).

Por outro lado, uma abordagem científica – a futurologia – oferece aos seus discípulos, no máximo, cenários ou eventos possíveis, prováveis e desejáveis.

Na transição dos anos, é muito comum o exercício de cenarização por parte dos cientistas sociais, particularmente politólogos e economistas, em relação ao ano que inicia, no caso, o que se espera para o Brasil em 2017.

Por prudência, cabe a seguinte ressalva: na atualidade, o ritmo vertiginoso das transformações consagra a mudança como uma regra e, por consequência, agrava a nossa angústia existencial diante da “modernidade líquida”, belíssima definição do recém-falecido pensador polonês Zygmunt Baumann. Belo e simples conceito para qualificar a era da incerteza que exibe uma profunda crise da razão.

Neste quadro, que prospecção se pode fazer em relação ao Brasil? 2016 terminou melhor do que começou.

A despeito do elevado nível do desemprego e recessão de 7% do PIB (2015 e 2016), alguns sinais apontam para uma recuperação lenta e gradual da economia: a limitação constitucional dos gastos possibilita um ajuste fiscal de médio e longo prazo; a inflação de 6,29% (IPCA) caminha em direção da meta; a redução da Selic em 0,75% indica um provável ciclo de redução da taxa de juros e, ocorrendo, estabiliza a trajetória Divida/PIB, hoje em 70%; o crescimento expressivo da exportação de manufaturados e semimanufaturados e de 15,3% do setor agropecuário (safra 2016/17) produz o efeito acelerador/multiplicador da economia.

Subitamente, o imponderável – a morte trágica do Ministro Teori Zavascki – “uma trapaça da sorte”, na feliz expressão do Ministro Luís Roberto Barroso, joga um penumbra sobre o futuro do Brasil. Que seja, apenas, uma penumbra e que a trapaça pare por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário