Incapaz. Por isso mesmo capaz de tudo. Inimaginável.
No isolamento das nossas quarentenas, pensamos na vida - a de antes e a de agora. A do futuro, por enquanto, é indizível, insonhável. Sobrevivendo ao corona, em que caixinha vamos nos acomodar?
No isolamento das nossas quarentenas, pensamos na vida - a de antes e a de agora. A do futuro, por enquanto, é indizível, insonhável. Sobrevivendo ao corona, em que caixinha vamos nos acomodar?
A dos farinha pouca, meu pirão primeiro, que é a dos estocadores de papel higiênico, álcool em gel e tudo o mais que couber em vários carrinhos de supermercados? Esse mesmo box ainda abriga buscadores de tirar alguma boa vantagem da desgraceira – durante e depois. Esses não mudam nunca. Sobrevivendo, serão os mesmos.
A dos corajosos, responsáveis, profissionais (da Saúde, particularmente) que arranjam força sobre-humana para atuar ajudando quem precisa, onde cabem ainda os que, em qualquer circunstância, encontram meios de repartir o que têm – pouco ou muito – com quem precisa e não tem?
A dos que tiram lição da fragilidade humana, agora exposta, para repensar seu modo de ser e estar no mundo?
Onde estaremos amanhã?
Resposta difícil.
Hoje, o possível é cultivar paciência, calma e alguma fé. Para os que são de rezar, talvez seja hora de buscar santos das causas difíceis, tidas como impossíveis. São Expedito, por exemplo, que pode atender a muitos porque no nosso sincretismo religioso é o Orixá Lagunedé.
Vale também invocar São Judas Tadeu, Santa Rita de Cássia ou Santa Filomena. Ou todos juntos. E mais outros. Não custa nada.
São Judas Tadeu, evangelista, em vida, tinha como lema “resistir sempre”. (Apropriado, não?) É outro dos santos das causas difíceis, com fama de infalível. Santa Rita de Cássia, protetora dos doentes, é celebrada como a milagrosa das curas. Santa Filomena é a protetora dos aflitos, onde cabe hoje a humanidade inteira.
Santo Expedito/Logunedé, São Judas Tadeu, Santa Rita de Cássia, Santa Filomena, rogai por nós. Please.
Vale a Oração de Santo Expedito. (Só mais uma das muitas que temos recebido nesses dias sem adjetivos para definir).
Santo Expedito das causas justas e urgentes, socorrei-nos nesta hora de aflição e desespero, interceda por nos junto ao divino. Vós que sois um santo guerreiro, santo dos aflitos, dos desesperados, das causas urgentes, protegei-nos, ajudai-nos, dai-nos força, coragem e serenidade. Ajudai-nos a superar estas horas difíceis, protegei-nos de todos e de tudo que possa nos prejudicar. Protegei nossas famílias, atendei, com urgência, nossos pedidos. Devolva-nos a paz e a tranquilidade. Amém.
É o que temos pra agora.Tânia Fusco
Nenhum comentário:
Postar um comentário