segunda-feira, 30 de maio de 2016

A parte do latifúndio

Nunca foi fácil. Para ninguém. A verdade é que, por séculos, desigualdade e injustiça tenham talvez sido o denominador de todas as épocas, de todos os tempos no país tropical. É, portanto, forçoso admitir que todos tivessem (e ainda tem) razão para desconfiar.

Depois de tanto tempo, ainda não existem mecanismos confiáveis para mitigar perdas, transigir, negociar. Em lugar em que a prosperidade esta associada com a habilidade de conquistar e manter feudos, não é mesmo surpresa de que não exista por parte de qualquer pessoa, empresa, organização, setor ou corporação, a disposição de ceder espaço.


Apesar de estar claro de que a realidade dita que todas as demandas não poderão ser atendidas ao mesmo tempo, não existe processo crível através do qual se possa alocar estes recursos finitos e limitados de acordo com prioridades consensuais.

O resultado é o que esta aí. Ninguém segue espaço. Todos querem reduzir ministérios. E todos querem um ministério para chamar de seu. Corte são benvindos, desde no ministério dos outros.

Os agentes econômicos não lutam para juros mais baratos. Daria trabalho. Não lutam por melhor ambiente de negócios. Preferem subsídios.

As corporações defendem seus feudos com unhas e dentes. Pouco importa se é sustentável, ou se é melhor para a maioria. Pouco importa o desemprego, a segurança social, ou se a previdência social é sustentável no futuro.

Tudo isso é sintoma. Para além do corporativismo, dos interesses econômicos, da ganancia, existem outras razoes que podem explicar tamanha resistência e adaptação das demandas às limitações inerentes a realidade.

Em um ambiente em que a politica nunca foi confiável fica mesmo difícil abrir mão de ganhos presentes para apostar em melhoria possível. E se torna normal que todos queiram a sua parte do latifúndio imediata e perenemente, sem que estes direitos sejam impactados por qualquer fator, inclusive a realidade. Sem politica capaz de mediar consensos, o país está preso em disputas insolúveis, intestinas e danosas. Para todos.

É situação curiosa esta de nosso latifúndio. Está tomado por feudos imaginários. Mas a soma dos feudos é maior que os recursos disponíveis. E, mesmo sabendo desta realidade, não existe negociação. Ouvem-se apenas gritos, reclamações, e conflitos que degradam o todo para preservar interesses econômicos, ganhos individuais ou interesses corporativos.

E de conflito em conflito, o bolo vai diminuindo. Os debates vãos ficando cada vez mais medíocres. As ideias, mofadas. O processo, sem credibilidade. E nada melhora. Não se vai a lugar algum. Sem solução e sem resolução. Onde todos perdem. Sem exceção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário