quarta-feira, 12 de agosto de 2015

A UNE não é mais aquela...

Aqueles com mais de 50 ainda guardam a União Nacional dos Estudantes daquela época. Outros, pouquinho mais velhos, lembram do prédio no Flamengo, no Rio, da Casa do Estudante, do refeitório do Calabouço. 

UNE era sinônimo de cultura e de luta por novos conceitos sociais, defesa da liberdade. Não à toa se tornou "perigosa" para a ditadura e o radicalismo de direita - quando o mundo ainda era dividido.

O prédio incendiado era uma mordaça nos anseios da juventude daquela época. Doía sua imagem destruída como reprimenda por pensar melhor. Essa UNE ficou no tempo.

Depois veio a estudantada dos caras pintadas. Não havia mais aquela identidade da velha UNE, Foi às ruas contra Collor em seu melhor momento. E só.

Desse tempo, a estudantada acabou por gerar muitos da petralhada petista. Inclusive seu cacique Lindinho e outros basbaques ainda mais ordinários, lutadores de causas próprias e boquinhas políticas.

Agora existe uma UNE subsidiada pelo petismo, formando os petralhas do futuro, os estudantes profissionais que formarão a tropa de choque do aparelhamento estatal.

É essa UNE com ideias tão ultrapassadas para o mundo atual que promete sair às ruas para a defesa da democracia e pela legalidade (sic). Talvez devessem tais manifestantes estudaram mais, conhecerem a história da própria entidade e a do país intensamente.

Vão às ruas como marionetes, bem pagos e subsidiados, para defender apenas uma suposta democracia do PT. E como paradoxo, ainda defenderão a legalidade que estaria ameaçada por colocar seus petralhas na cadeia. Isso não é mais UNE é apenas mais um braço podre do PT, que desconhece democracia e ainda mais legalidade, quando recebe dinheiro público como cachê de participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário