quarta-feira, 2 de março de 2016

Não precisamos importar tragédias

O caos na saúde no Brasil é conhecido. A ausência de uma gestão adequada levou ao absurdo, só visto há 100 anos, com um pequeno mosquito virando nosso principal problema de saúde.

Diante da irresponsabilidade cometida, surgem bravatas sobre vacinação. Empurram o problema para o futuro, quando o que precisamos de imediato é de saneamento e menos corrupção. Não há espaço para marketing desonesto, um mal que afeta a saúde mundial, um dos mais lucrativos negócios globais.

Como exemplo, cito três publicações sobre o tema, só nesse fevereiro.

A American Society for Quality alerta sobre a preocupação dos EUA e da União Europeia com a questionável qualidade dos produtos fabricados na Índia, um mercado de 15 bilhões de dólares, que supre 33% dos medicamentos vendidos nos EUA e 25% no Reino Unido. Temendo pela higiene e pela falsificação de testes sobre a eficiência desses produtos, ouvem o de sempre: “Estamos trabalhando para melhorar, certificados por auditorias externas.”

Segundo o British Medical Journal, os 51 maiores centros de pesquisa dos EUA, divulgaram apenas 29℅ dos seus trabalhos experimentais com seres humanos passados dois anos de sua conclusão, apesar das obrigações morais e legais em divulgar esses resultados ao mundo científico. Não há desculpa para não se divulgarem esses dados, como ocorreu com o companhia farmacêutica multinacional Merck Sharp and Done, que apenas em 2004 retirou do mercado seu anti-inflamatório Vioxx, apesar dos graves efeitos colaterais dessa droga para o sistema cardiovascular serem conhecidos desde 2000.

Saúde pública (Foto: Arquivo Google)
A Nature, uma das mais importantes revistas científicas do mundo, detalhou uma tragédia que ocorreu na França. Numa pesquisa, um grupo de pacientes voluntários recebeu uma droga experimental (BIA 10-2474) para tratar a dor crônica de pacientes com câncer e a ansiedade e os distúrbios motores ocasionados pela doença de Parkinson; outro grupo recebeu uma substância inócua ‒ um placebo.

Esse estudo em pacientes, após a fase de teste em animais, precisava ser feito para atestar a segurança da droga e verificar seus efeitos colaterais antes de ela ser comercializada. Porém a estratégia de aplicar o tratamento num intervalo muito curto pode ter contribuído para que não tenham sido observados sintomas severos e hemorragia cerebral em seis voluntários, que acabaram sendo hospitalizados, e um deles morreu.

Agora, a farmacêutica francesa Sanofi Pasteur, aproveitando-se do nosso caos sanitário, quer nos vender sua vacina contra dengue, que protege apenas 66% dos pacientes e jamais foi testada em grande escala. Segundo a agência Reuters trata-se de um mercado global de um bilhão de dólares ao ano. Quem vai ganhar: o laboratório ou os brasileiros?

A Fiocruz e o Instituto Butantã, com seus ciosos cientistas, trabalham compromissados com a verdade. Não precisamos importar tragédias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário