terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Sem algemas e sem grades, Lula é prisioneiro de seus erros

O argumento de que Lula não será preso é usado por quem defende incondicionalmente o líder, o chefe, o senhor, o companheiro, o amigo, o parente, o colega. É claro que os patrões de Lula, de ontem e de hoje, também assim pensam. Quando rabos estão amarrados entre si, puxado um, os demais tendem a aparecer.

Aos amigos de Lula se juntam os céticos, aqueles que desistiram de lutar, de ter que firmar posição, de se expor, os que abandonaram a ideia de buscar e acreditar em soluções. E por fim, os alienados, abestados, debilóides e acéfalos.

Uma pequena — mas consistente — parcela da sociedade continua firme, acreditando, esperando o dia que virá e que trará a boa nova: Justiça ao país e ao seu povo! No fundo, bem lá no fundo, Lula já está preso. Sem algemas e sem grades, mas prisioneiro de seus erros.

Após seus dois governos, oito longos anos de poder total, com uma obra agora só reconhecida pelos fanáticos e por aqueles que receberam as esmolas e migalhas das sobras da corrupção, o maior líder da história recente de nosso país (???!!!) não consegue mais andar nas ruas.

Restaurante, lancheria, botequim? Nem pensar. Ele anda nas sombras, entrando e saindo por portas laterais, pelos fundos. Talvez até disfarçado. Fugindo de quem, do que?

Os companheiros e amigos de outrora estão sumindo. Quem com ele se encontra estará pretendendo, fazendo, tratando do quê?

Aqui e ali, um desavisado, descuidado ou afetado, solta, sem muita convicção, argumentos em sua defesa. Mas como defender o indefensável? Aquele que tudo dizia, a todos atacava, agora espera defesa da boca de outros!

Certamente seus telefones estão grampeados, rastreados, em permanente processo de gravações. Das escutas legais ou ilegais, mocinhos e bandidos querem a cabeça dele.

Dormir bem? Medicamentos? Às vezes. Deve acordar aos sobressaltos, gritando ou correndo ao banheiro. O “japinha da PF” deve acompanhá-lo em pensamentos e sonhos, o tempo todo. É um massacre.

Viajar? Para onde? E as palestras que lhe rendem fortunas? Quem quer ouvi-lo, contratá-lo, usá-lo em assessorias, conferir prêmios, honrarias?

Longe vão os tempos das boas dormidas, das viagens em jatinhos e aviões particulares, o bate-papo furado, a boa companhia. Nos últimos tempos, amanhece e a busca é por novas notícias, novas delações, novas prisões. Mais ameaças, maiores perigos e riscos. Quem será a bola da vez, amanhã, depois de amanhã? Vão traí-lo?

Sua vida é a própria imagem do inferno. A idade está avançando, dia a dia. Basta verificar-se as muitas rugas no rosto, o cabelo caindo e branqueando. As feições, cada vez mais rudes, raivosas. Quando fala, a comunicação é truncada, sem nexo, quase sem lógica.

Como pode alguém, que teve tudo nas mãos, chegar a um fim assim? Não. Lula ainda não está na cadeia, oficialmente. Alguns duvidam que este dia chegue. Paciência.

No entanto, embora fora da prisão, Lula está preso, sim, porque destruiu o passado e agora sabe que não tem mais futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário