terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Afinal, o que falta ao Brasil para enfim se desenvolver?

Não há o que discordar dos suecos, dinamarqueses, noruegueses e finlandeses, que hoje possuem uma ótima qualidade de vida, que seus países são exemplos para o mundo neste misto de capitalismo e socialismo. Mas é difícil entender o sucesso de nações que não possuem o mesmo potencial do Brasil. Quero saber o que nos impede de conseguir o mesmo destino dos escandinavos? Temos um território continental, clima paradisíaco, fauna e flora invejáveis, a maior biodiversidade do planeta, um solo riquíssimo em minerais e propício ao plantio das mais diversas culturas, sem desastres ambientais, salvo o produzido por más administrações de mineradoras.

Temos um povo alegre, que gosta de cantar, dançar, de futebol, de praia, mulheres belíssimas e sensuais, cidades litorâneas e localizadas na serra, no planalto e sertão, com rios estupendos, a maior reserva de água doce do mundo, gigantescos aquíferos, uma das maiores orlas marítimas do planeta, nada disso é mistério.

Quero saber o que se passa conosco, o que nos impede de nos desenvolver e progredir, para melhorar, em consequência, a qualidade de vida da população.

O fato é que, desde que nasci, há 66 anos, não decolamos, vivemos estagnados, somos ou do terceiro mundo ou emergentes, e a corrupção é a tônica, a desonestidade virou moda e a impunidade se tornou padrão, com governantes cuja peculiaridade é serem antiéticos por interesse e conveniência.

Vejam o caso da Educação. Quando surgem projetos arrojados e funcionais, como os CIEPs de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro e Oscar Niemeyer, acabam sendo cancelados!

Os governantes não têm seriedade. Quando no poder, não somente se aproveitam, como permitem que seus partidos e aliados se transformem igualmente em criminosos, como estamos vendo agora. Tudo isso, já sei há muito tempo.

As respostas prontas eu já conheço, quero explicações novas. É preciso que apareça quem possa fornecê-las. Quero saber sobre as razões pelas quais não somos uma Escandinávia, se temos mais condições do que eles para nos desenvolver!!!

Quem contestará as perguntas que deixei pendentes, pois são as que nos interessam diretamente, afetam nosso dia a dia e nos massacram cotidianamente, fazendo com que elogiemos outros países, em detrimento de nós mesmos, desgraçadamente?

Seremos eternamente o país do futuro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário