terça-feira, 30 de abril de 2024

A nova espiritualidade sem os deuses da extrema direita

Talvez a paixão pela Bíblia dos novos movimentos fascistas e nazistas de extrema direita não seja uma coincidência. O livro considerado o maior monumento literário religioso de todos os tempos é hoje contestado politicamente pelos partidos que ressurgem das cavernas da intransigência e da violência. E confesso o meu desconforto ao ver esta publicação da Bíblia, usada mais como arma envenenada do que como remédio para a alma, erguida bem alto, como uma bandeira pelas mãos dos novos ditadores no poder: de Trump a um Bolsonaro que veio para querer impor a Bíblia como único livro didático nas escolas.


É verdade que a Bíblia contém a mais sublime e a mais baixa das paixões humanas porque é, na realidade, uma visão do céu e do inferno que todos carregamos dentro de nós. É a fotografia da complexidade do ser humano, meio deus e meio demônio. O que acontece é que no ressurgimento de novos fascismos, quase sempre com conotações religiosas, o que é interessante na Bíblia é apenas a fotografia que ela faz do Deus da vingança, dos massacres, dos medos ancestrais da condenação eterna.

Assim, mesmo os movimentos modernos das igrejas evangélicas e pentecostais que tanto atraem os novos ditadores, acabam apresentando aos fiéis Deus como vingador ao invés do misericordioso que abençoa os pacíficos e os que sofrem perseguições. É a religião da violência contra o Deus do perdão e da solidariedade, mais o Deus das guerras do que o Deus da paz.

Acredito que a Bíblia é o melhor compêndio que existe da complexidade do Homo sapiens com suas mais variadas pulsões e contradições. O livro que melhor nos retrata e que mais se presta a tornar-se um manual guerreiro, sublimando o manual do perdão e da paz.

Talvez por esta razão, embora me deixe visivelmente desconfortável ver a Bíblia nas mãos dos novos ditadores no poder que incitam guerras e praticam a religião do olho por olho, sinto uma certa ternura quando a vejo nas mãos de gente simples e humilde que mal sabe ler. Apenas dois exemplos vividos pessoalmente aqui no Brasil . A primeira foi a de uma trabalhadora que veio da favela do Turano, no bairro Rio Comprido, no Rio. Eu estava passeando com meu cachorro quando vi aquela mulher sentada em uma pedra lendo a Bíblia. Ela provavelmente estava esperando uma Van para ir trabalhar, para limpar uma casa.

Não ousei perguntar que parte da Bíblia ela estava lendo, mas percebi que era o Livro dos Salmos. Nós nos cumprimentamos apenas com os olhos. Percebi que as mãos que seguravam o exemplar já desgastado eram mãos que traziam marcas de muito trabalho. A cena produziu em mim ternura e não pouca reflexão.

Aqui na pequena e alegre cidade pesqueira de Saquarema, famosa por seus campeonatos mundiais de surf, tomando um café com leite e um pão de queijo em um bar, notei alium exemplar aberto da Bíblia. Quando perguntei à proprietária por que seu pequeno bar abria tão tarde, ela me disse que eles tinham uma filha com uma deficiência grave e que precisavam esperar alguém para cuidar dela enquanto trabalhavam.

Comecei a olhar o exemplar aberto da Bíblia e perguntei se ela gostava dele. Ela me respondeu algo que ainda não foi apagado da minha memória anos depois: “Isso me ajuda a não me desesperar”. A verdade é que o Deus da Bíblia daquela mãe que sofreu para sempre a dor da filha doente, não era, como o do trabalhador da favela do Rio, o dos novos ditadores de plantão, os Trumps e os Bolsonaros ou o Deus do ditador espanhol Francisco Franco que manteve a Espanha afastada do mundo durante 50 anos, atolada na pobreza e que parece ameaçar ressuscitar novamente.

Entretanto, pela primeira vez na história, surge uma nova espiritualidade sem deuses e menos ainda sem os deuses dos ditadores. Pela primeira vez, está a surgir um movimento que tenta reconciliar a fé e a esperança com a ciência moderna. É esse diálogo novo e criativo entre ciência e fé que nos redime dos nossos medos, das nossas depressões e angústias psíquicas modernas. Mesmo nas famosas universidades americanas, coisas tão simples e profundas ao mesmo tempo como a gratidão, a amizade, a esperança, a compaixão por quem sofre e a verdadeira amizade são estudadas através de experiências pessoais como novas realidades, até religiosas e libertadoras.

A novidade do nosso tempo, tão complexo e em plena evolução existencial, é que é precisamente a ciência e não os velhos feiticeiros que descobrem os laços estreitos que existem, como antídoto para o desespero existencial que nos persegue, e não as virtudes divinas de tempos antigos, mas os verdadeiramente humanos, aqueles que nos são oferecidos pela força curativa da natureza, que mais consola do que castiga, que no final nos reconcilia com o que de melhor existe no nosso complexo labirinto humano que, ao querer divinizá-lo, acabou desumanizando-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário