quinta-feira, 4 de maio de 2017

Jornalistas avaliam que liberdade de imprensa diminuiu

world-press-freedom-day-01-a.jpg
Os jornalistas brasileiros sentem que a liberdade e a independência da imprensa diminuíram nos últimos dez anos. Questionados sobre os presidentes da República que mais interferiram no trabalho, a maioria apontou o atual, Michel Temer. Com mais da metade das respostas, ele está bem à frente do segundo colocado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula a Silva.

Os resultados são da pesquisa "Liberdade de imprensa nas redações brasileiras 2017", da pesquisadora Adélia Franceschini. Os números foram divulgados nesta quarta-feira durante o 9º Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia, promovido pela Revista e Portal Imprensa, com apoio do Grupo Globo, da Souza Cruz, e da seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no DF. O questionário foi respondido por cerca de 400 jornalistas em 2007, e 200 em 2017.

— Quando nós perguntávamos: os meios de comunicação são independentes? Nós tínhamos em 2007 42% e caiu para 22%, quase pela metade. Liberdade de imprensa piorou nos últimos cinco anos. Essa era a opinião de 15% em 2007, subiu para 54%. É um grande salto. Tem total ou muita liberdade para trabalhar: era a verdade há dez anos para mais da metade dos jornalistas. Hoje caiu para menos da metade — resumiu Adélia, durante a apresentação da pesquisa.

Questionado sobre o presidente que mais interfere na imprensa, 53% responderam que é o atual, Michel Temer. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), na segunda colocação, foi escolhido por 10%. Outros 9% apontaram Fernando Henrique (1995-2002) e 7% Dilma. O restante não indicou ninguém ou não soube responder.

A maioria dos jornalistas acha que há menos liberdade de imprensa em cidades menores. Quanto ao tamanho da empresa, há dez anos 31% concordavam muito que grandes veículos de comunicação propiciavam mais liberdade. Hoje são 9%. Enquanto isso, chega a 33% os que não veem diferença à liberdade de imprensa em grandes e pequenos veículos.

Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário