De um lado, adolescentes pouco estimulados pelos estudos,
muitas vezes cursando séries atrasadas. Do outro, um currículo escolar extenso
porém desconectado da realidade, em aulas excessivamente teóricas e incapazes
de suprir deficiências anteriores dos alunos.
Esses são, segundo especialistas, alguns dos ingredientes
que levam a altos índices de evasão no ensino médio brasileiro, ciclo que é
considerado hoje o principal gargalo da educação no país.
O tema voltou a entrar em evidência neste mês com um
relatório do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) apontando que, entre
os jovens mais pobres, menos de um terço conclui o ensino médio no Brasil.
"É no ensino médio que desembocam todos os problemas
anteriores da formação", explica à BBC Brasil Andrea Bergamaschi, gerente
de projetos da ONG Todos Pela Educação.
Números do ensino médio brasileiro
*O número de matrículas no ciclo aumentou 120% em 21 anos,
para 8,37 milhões de matrículas em 2012, segundo o Ministério da Educação
*Apenas 51,8% dos jovens de 19 anos haviam concluído o ensino
médio em 2012, segundo o Anuário da Educação (da ONG Todos Pela Educação, com
informações do IBGE)
*31,1% dos alunos do ensino médio estavam cursando série não
ideal para sua idade em 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário