quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

O Princípio Moral e o Interesse Material

Encontram-se, um dia um Princípio Moral e um Interesse Material, no leito duma ponte tão estreita que só podia dar passagem a uma pessoa de cada vez.

- De rastos, vil criatura! – gritou, tonitruante, o Princípio Moral. – De rastos, para que eu te possa passar por cima.

O Interesse Material limitou-se a fitá-lo bem nos olhos, sem proferir palavra.

- Bem – admitiu o Princípio Moral, num tom hesitante – tiramos à sorte, para sabermos qual de nós dois deve recuar até que o outro haja passado a ponte.


O Interesse Material continuou sem abrir boca e a fitar o seu interlocutor.

- Para se evitar um conflito – parlamentou o Princípio Moral, não sem certo mal-estar – vou estender-me no chão e consentir que o senhor passe por cima de mim.

Foi então, que o Interesse Material tomou a palavra para afirmar:

- Pois eu penso que você não é bom piso para mim. Sou muito exigente quanto ao que calco aos pés. Acho melhor que se atire ao rio.

E assim se fez.

Ambrose Bierce

Nenhum comentário:

Postar um comentário