segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

O esbulho de estados e municípios

Os prefeitos das capitais e demais cidades começam a trabalhar hoje. Alguns recomeçam. Junto com os governadores, serão as vítimas de um processo que lhes tirou a força e a dignidade em suas cidades e seus estados. Cada unidade da federação encontra-se em estado de penúria, atravessando a pior de suas trajetórias. Sua função será sacrificar-se para a recuperação do que foram e não são mais, graças ao esbulho de uma força situada além de suas fronteiras.

É a União que depende e que precisa dos governadores e prefeitos, jamais estes daquela. Torna-se necessário o presidente Michel Temer entender essa verdade absoluta: os estados e municípios são o país, formam a rede de proteção de um poder etéreo e até inexistente. Brasília só existe porque municípios e estados a cercam e sustentam. Nunca o contrário.


Assiste-se à inversão da natureza. Têm sido os governadores e os prefeitos que chegam mendigando à capital federal, de chapéu na mão, humilhados e exangues atrás de recursos para continuar existindo, quando na realidade a União é que existe por decisão e concessão deles. Brasília deveria desculpar-se e pedir perdão por ter-se omitido tanto. Se há lamentos, reprimendas e arrependimento, deve-se debitar à capital federal o ônus maior.
Caberia ao governo central recuperar as estruturas estaduais e municipais por ele destruídas ao longo dos últimos anos. Sonhos inúteis e projetos impossíveis, entre muita corrupção, erodiram, desgastaram e quase destruíram os alicerces que sustentavam a unidade nacional. Um por um, estes mais, aqueles menos, municípios e estados foram conduzidos à situação de miséria pela incúria do poder federal. É inadmissível que agora se aceite a equação invertida, de que Brasília deve correr em auxílio das unidades federadas. Elas é que precisam cobrar o que lhes foi surripiado por ação do poder central. Sem estados e municípios Brasília permaneceria um deserto insípido.

A oportunidade não é de municípios e estados virem atrás de favores, como farão mais uma vez, senão de chegarem a Brasília para exigir e arrancar o que lhes foi tirado.

Carlos Chagas

Um comentário:

  1. Com todo respeito, cite uma capital no MUNDO que não é sustentada pelos estados e municípios.. Pra isso que existe Impostos FEDERAIS, esses que sustentam Brasília. Os impostos ESTADUAIS que sustentam os Estados e os impostos MUNICIPAIS que sustentam os municípios. Portanto, agora pegue o que é recolhido de impostos em em todos os estados e no DF (leia-se) Brasília, que é enviado para quem.... Para os municípios. Precisa entender de matemática para entender.

    ResponderExcluir