quarta-feira, 25 de novembro de 2015

O começo do fim do bolivarianismo

A vitória de Macri na Argentina representa o começo do fim do bolivarianismo na América Latina. É um marco importante a oposição mais à direita ter derrotado o candidato kirchnerista, mesmo com todo o abuso da máquina estatal após tantos anos. Maduro cambaleia na Venezuela também, que já está mais perto de um regime ditatorial completo. No Brasil, o PT anda na corda bamba, lutando para evitar o impeachment de Dilma.

image

Todos eles são chavistas na essência, uma mistura de caudilhismo populista com o “socialismo do século XXI”. Agem em conjunto, desde que decidiram fundar o Foro de SP no começo da década de 1990, para “resgatar na região o que havia se perdido no Leste Europeu” após a queda do Muro de Berlim. Quase conseguiram.

O êxito do avanço socialista no continente é inegável. Bolívia, Equador, Venezuela, Argentina, Brasil: todos dominados por partidos intervencionistas de extrema-esquerda, que foram asfixiando as liberdades individuais e estendendo os tentáculos do Leviatã estatal por todo lugar. Instituições republicanas foram cedendo espaço para o poder arbitrário do caudilho, visto como “messias salvador” e representante direto dos pobres.


Os petrodólares e a bonança produzida pelo cenário externo permitiram a fartura nos cofres públicos, viabilizando o populismo escancarado, a compra de votos disfarçada de “conquistas sociais”. Esmolas estatais insustentáveis seduziam dos mais pobres às elites, todos fazendo vista grossa aos abusos de poder e escândalos de corrupção, pois parte do mesmo sistema podre.


Mas o que era doce se acabou. O cenário externo piorou para os emergentes, o preço do petróleo caiu, e a irresponsabilidade fiscal desses governos perdulários cobrou seu preço. A inflação disparou, a atividade econômica despencou, o desemprego aumentou. E com ele a insatisfação popular, o cansaço dos que não aguentavam mais pagar a fatura e a revolta dos que perderam as mamatas. O véu populista caiu e expôs a carranca feia do socialismo que só sabe dividir, jamais criar riquezas.


A imprensa fora controlada quase toda nesses países, mas o pouco que restou independente foi capaz de mostrar os escândalos infindáveis de corrupção e as mazelas econômicas e sociais que os governantes tentavam esconder. Culpar sempre fantasmas estrangeiros, como o capitalismo, ficava simplesmente ridículo na era das redes sociais. Mesmo os mais ignorantes percebiam que os socialistas tentavam apenas criar bodes expiatórios para seus próprios erros.

A comparação com os países que não mergulharam no mesmo modelo esquerdista era inevitável e também esfregava na cara de pau dos bolivarianos suas mentiras. Os países da Aliança do Pacífico avançavam com mais crescimento, menos inflação e estabilidade social, enquanto os membros do fracassado Mercosul afundavam na lama vermelha. Não se tratava de uma conspiração da CIA, dos judeus ou americanos capitalistas, e sim de uma desgraça causada pelo esquerdismo mesmo.
Os desmandos autoritários dos governantes, os escândalos de corrupção, o fracasso econômico, tudo isso serviu para arranhar bastante a imagem da esquerda populista na região, permitindo o crescimento espontâneo de movimentos populares liberais. O discurso em prol dos mais pobres conquistava apenas uma minoria muito ignorante, e tinha a adesão dos artistas engajados e “intelectuais” com ódio patológico do capitalismo liberal.

A mobilização foi grande, unindo pessoas de vertentes ideológicas diferentes, que perceberam a necessidade urgente de se resgatar uma República democrática. Sempre haverá terreno fértil para populistas com mensagens igualitárias na América Latina, onde ainda existe muita ignorância e miséria. Mas surgia a oportunidade para uma reação, uma vez que o fracasso socialista ficara evidente demais para ser ignorado.


É nesse contexto que devemos celebrar a vitória de Macri, e encará-la como apenas um primeiro passo rumo à reconstrução latino-americana. Ainda não é o candidato ideal, mas a prioridade é interromper o avanço socialista. Ele vai enfrentar uma pedreira e descascar um enorme abacaxi, pois o legado socialista é sempre um rastro de destruição. Mas quanto antes se começar a remar na direção certa, melhor.


No Brasil, ainda precisamos nos livrar do PT, o representante chavista no poder. Não será fácil e se engana quem já decreta sua morte. Não podemos jamais subestimar o inimigo. Mas raiou um feixe de luz e esperança: se nossos hermanos conseguiram colocar Kirchner para correr, então também podemos dar um pé na bunda do lulopetismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário