domingo, 16 de julho de 2017

O santo se corrompeu...

Charge do dia 16/07/2017A condenação de Lula na quarta-feira pelo juiz Sérgio Moro açodou rancores dos "traídos" e comparsas e fez levantar-se a turma dos panos quentes com o discurso do santo corrompido pelo sistema. O mea culpa de ex-eleitores convictos do hoje condenado, em alguns casos, surgiu até acompanhado de lencinho para enxugar as lágrimas de Madalena arrependida. Choram o ídolo que se perdeu pelos tesouros do Poder e as lágrimas se derramam pela remissão do pecado. É a cara deslavada do Brasil que se ajoelha ante o privilégio do poder.

Lula seria como milhões queriam. Mas não foi por pequenez. Era e é bem menor, minúsculo mesmo, diante da imagem de gigante estadista que vendeu e ainda vende nas barraquinhas da idolatria. Sequer merece choro de viúvas.

Lamentar a condenação de um líder carismático é a redenção da criminalidade, escárnio à cidadania. Aqueles que hoje escrevem enxugando os olhos sobrepõem o criminoso acima do crime. O carisma de Lula, ou de qualquer político em todo mundo, não pode nunca atenuar a culpa do condenado diante da ressponsabilidade que tinha.

O despacho do juiz Sérgio Moro deve ser saudado não como vingança pessoal, mas como Justiça no mais amplo espectro e um sinal de redenção para que enfim se possa começar, mesmo que aos trancos e barrancos, o desmanche do carma brasileiro. O todo poderoso privilégio tem feito enormes estragos na cidadania e deve ser excomungado com muito sal grosso. Com todos iguais e se respeitando, pode-se caminhar como nação e não mais como bando de aloprados.
Luiz Gadelha

Nenhum comentário:

Postar um comentário