sábado, 18 de fevereiro de 2017

Governança pedestre

A convulsão social já está instalada no país. Seja pela insolvência ou pela austeridade fiscal dos governos estaduais, o que de fato ocorre hoje é politicagem pútrida no zelo pela vida.

Para além da pós-verdade, vivemos agora o pós-abandono.

O problema tem, entretanto, endereço claro: é no chão das cidades que se estraçalha o corpo do brasileiro. Prefeitos não podem se omitir ou chantagear os governos estaduais.

A pior chaga do ocaso das UPPs é a morte da esperança de um Rio mais seguro e unido. E fica parecendo que para resolver precisa-se de mais dinheiro. Não caia nessa ladainha.

As prefeituras precisam agir. E também não necessitam de somas vultosas, nem de obra. Talvez por isso nem tentem. Precisam agenciar a cidade. Cuidar. Precisam que os doutores saiam do ar-condicionado de seus gabinetes e ocupem a rua, com a população, implementando governança pedestre.

Resultado de imagem para calçadas

Paris, Nova York, Cidade do México, Lima, Medellín, cidades tão díspares mas que se dedicam com afinco ao ordenamento urbano. Isso tanto quer dizer zonear usos e regular construções no espaço privado, como também qualificar a experiência das pessoas no espaço público. É da sinergia entre espaço privado e público que surge o bom desenvolvimento e cria riqueza compartilhada.

O problema da insegurança também não será resolvido com uma nova cidade planejada, concebida pelo socialismo utópico. A cidade que temos é a que temos. É uma realidade vital e potente. Os urbanistas têm papel decisivo em equacionar problemas do aqui e agora. Menos Le Corbusier e muito mais Jane Jacobs.

As prefeituras têm dever constitucional de governar o chão, o espaço público. O Poder Judiciário poderia cobrar isso mais do que se meter somente em arrestos financeiros.

Precisamos de tolerância zero com a desordem e a libertinagem das posturas públicas. Não se trata de proposta conservadora. Trata-se de urbanidade. O fascismo alimentado pela insegurança é o que deveríamos temer.

Necessitamos de lei urbanística para todos. Eis o cerne do problema: governar o espaço público escancara as nossas hipocrisias. Mostra como toleramos a bagunça como medida compensatória pelas injustiças sociais. Exibe o beneplácito para os amigos do rei. Expõe nossa submissão e medo para com a autoridade por causa do trauma da ditadura.

Mas observe-se os resultados do programa Segurança Presente, financiado pela Fecomércio: em seis meses, 200 mandados de prisão cumpridos, conforme publicado no GLOBO. Reduções impressionantes no número de furtos no Centro. A proximidade entre cidadão e autoridade é profícua.

A governança do espaço público é uma agenda revolucionária. Pois cria confiança no espaço público, entre pessoas desconhecidas, e isso estimula a liberdade da fruição da cidade. Para todos e por todos. Pacifica estranhos.

Jacobs defendia que o espaço público para ser seguro deveria ser legível, limitado pelos edifícios (não grades), com “olhos da rua”, isto é, com os desconhecidos se vendo, circulando, e sendo vistos por quem está nas janelas dos prédios, ou sentados nos bares, cafés, nas praças. Para tanto, é necessário haver ordem física, não rigidez, mas clareza, para se poder compreender o ambiente urbano.

Como fazê-lo entre bancas de jornal gigantes, cidadelas de ambulantes, carros predadores de pedestres, grades inúteis e estacionamentos exclusivos de autoridades? Construções de todos os tipos ocupam os espaços livres. Cabines da PM, castração de animais, venda de tíquetes para o Cristo… Como ler uma cidade com tantos postes inúteis, tanta fiação aérea?

Antanas Mockus reinventou Bogotá fazendo criativas campanhas sobre o convívio social respeitoso, ou seja, sobre urbanidade.

Boas calçadas são tão efetivas para criar segurança como o policiamento. Cuidar, conservar e embelezar o espaço púbico é a fundação para cidades mais seguras, e as subprefeituras têm papel decisivo, pois deveriam ser o núcleo indivisível de uma boa cidade.

Para tanto, tais equipes precisam ser técnicas, com capacidade de monitorar o território, para serem a liderança local, oferecendo canais de diálogo com a população e fornecendo dados para o planejamento. Enquanto forem apenas bases de tentativa e erro de lançamento de candidaturas eleitorais, os resultados serão funestos: subprefeitos aliam-se ao ilegal, como milicianos oficiais, num eterno morde e assopra.

Governar o espaço público cria urbanidade, confiança e liberdade. Princípios que poderemos perder brevemente se a insegurança reinar, pressionando a sociedade contra suas próprias convicções democráticas. Será mais brutal do que ordenar o espaço público imediatamente.

Washington Fajardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário