sexta-feira, 16 de setembro de 2016

O capotamento

Um belo dia, descendo a serra na Via Anchieta, fui testemunha de um capotamento. O carrinho ficou lá, fumegando, com as pernas pro ar, enquanto vários de nós, motoristas, procurávamos lugares seguros para estacionar e socorrer a família ainda dentro. Chamou-me a atenção o fato do cachorrinho da família ter sido arremessado de dentro do carro e ter ficado correndo desesperado em volta do acidente, tentando entrar no veículo de volta. Todos perceberam o desespero do bichinho, mas a hora era de solidariedade e socorro às vítimas.


Porque me lembrei dessa passagem tão vivamente por aqui? Porque o Brasil é um país esquisito. Sou um designer e, como tal, entendi perfeitamente a função do “desenho” feito pela equipe de Deltan Dallagnol onde, numa espécie de “ponto de magia negra”, todas as flechas se dirigem para o Lula. É didático e explicativo. Mais ainda: é audiovisual. O Brasil comum precisa deste tipo de ajuda visual para perceber certas obviedades que tentam nos fazer engolir a seco por aqui.

No entanto, como o cachorrinho que quer voltar ao carro capotado sem entender a gravidade do ocorrido, hordas de “progressistas” pedem que a equipe da Lava Jato contrate imediatamente um designer para fazer seus powerpoints mais bonitos da próxima vez, declaradamente desqualificando o teor da denúncia que os quadros apresentam. É impressionante o trabalho de desconstrução da verdade que se emprega por aqui. A coisa virou meme. Chacota. O maior crime de que se tem notícia por aqui não passa de um gráfico mal feito. Um cachorro tentando pular a janela de volta.

É claro que a confusão entre a forma e o conteúdo é mais um dos artifícios com que jogam estes criminosos para dissimular seus crimes. Dizem que o Mensalão foi uma quadrilha sem chefe para prender, e agora o petrolão é um chefe sem formação de quadrilha para enquadrar, desqualificando a denúncia. Pera lá. O que está provado – o apartamento e as “tralhas” guardadas em favor do chefe, são irrefutáveis, meus caros. Era isso, se não me engano, que a equipe se dispunha a denunciar naquele momento. E o fez claramente.

A introdução, mostrando Lula como chefe da camorra, mentor do bando e beneficiário principal do esquema de corrupção montado no governo era só um aperitivo do que ainda está por vir na investigação em curso. Sabe a equipe da Lava Jato que eles vão ter de enfrentar uma turma poderosa de “desconstrutores da verdade”, incluindo aí figuras indisfarçáveis do nosso jornalismo.

Desqualificar o trabalho feito pela Lava Jato, assim como desqualificar o trabalho feito até aqui por Michel Temer, é a ordem do dia, a ordem de comando e a ordem unida dessa quadrilha encantadora de cobras. É o que sobrou, diante das evidências escancaradas de que são um bando de bandidos dos nossos combalidos e rapinados cofres públicos. Pois eu insisto: frear essa vigarice passa inequivocamente por derrubar a esquerda toda do poder. Toda ela, sem exceções. Mostrar claramente ao cachorro que o carro capotou. Não adianta ele querer entrar de novo pela janela do veículo, abanando o rabinho insolente. Seu dono está morto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário