segunda-feira, 15 de junho de 2015

Como vender o socialismo no século XXI?


Boa noite, companheiros e companheiras. Como vocês sabem, estamos passando por um momento muito complicado. Vender a ideia de socialismo no século XXI está cada vez mais difícil. O verdadeiro socialismo ainda está por vir, é verdade, mas a luta por justiça social e igualdade proletária foi adiada mais uma vez. Claro, o neoliberalismo está por trás de tudo isso e é ele que vem nos roubando o protagonismo. Se não fizermos nada agora, perderemos espaço no debate público e não conseguiremos angariar nem mesmo os jovens de até vinte anos que leram dois ou três livros a mais que o adolescente médio, ou seja, aquele que nunca leu livro nenhum. 

Hoje, mesmo as minorias mais discriminadas, marginalizadas e esquisitinhas estão sendo aos poucos assimiladas pela lógica do mercado. Vejam só vocês, eu estava vindo para esta reunião quando passei numa banca e vi que na capa de uma revista importada, uma revista estadunidense, estava estampada a foto de uma transexual idosa. Quer dizer, mesmo a questão de identidade de gênero, da qual começamos a tratar não tem nem quinze anos, querem nos roubar. Onde o neoliberalismo vai parar?

Assim não há ideologia que resista. O show business está tomado por questões nossas. A mídia golpista abre espaço para colunista do movimento dos trabalhadores sem-teto. As empresas mais capitalistas do mundo apoiam abertamente o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Eles estão roubando o nosso protagonismo. Fazem comerciais com gays, lésbicas e o que mais aparecer na frente. Quando achamos que descobrimos o novo proletário para trazer para a nossa causa, lá vai o neoliberalismo com os seus eletrônicos e sites de compra coletiva para pegá-los de volta. Assim não dá.

Passamos anos atacando as redes de fast food e as comidas enlatadas até que o neoliberalismo nos apareceu com os produtos orgânicos, a comida sem glúten e os iogurtes probióticos - e o pior, lucrando muito com isso!


Quando tratamos da fome, eles nos trazem a obesidade; quando falamos da obesidade, eles nos trazem as bicicletas ergométricas, shakes para emagrecer e academias de musculação; quando criticamos os padrões de beleza impostos pela indústria dos suplementos alimentares, eles nos trazem colchões e camas king size e videogames e salgadinhos; quando criticamos o sedentarismo, eles nos vendem bolas de futebol e pranchas para a prática de stand up paddle; quando falamos que só quem tem dinheiro pode aproveitar tudo isso, eles nos trazem créditos para negativados, brechós, sebos e produtos de segunda mão; quando criticamos o entulho causado pela obsolescência programada, eles nos trazem chips que podem armazenar milhares de livros, fotos e vídeos; quando criticamos o consumismo, eles nos vendem livros sobre isso. E agora eles me vêm com uma transexual idosa na capa de uma revista de grande circulação? Esse foi um golpe baixo, baixíssimo.

Minha preocupação é que, do jeito que a coisa anda, até mesmo a minoria mais negligenciada, mas encardidinha, seja absorvida pela lógica do mercado. Está cada vez mais difícil de expandir o número de novos proletários para a nossa causa. Ano a ano, o neoliberalismo vem estragando o efeito que o nosso discurso tinha lá no início. O mercado apanha a todos com os seus tentáculos. E – o horror, o horror! – como lucram com isso!

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