terça-feira, 11 de abril de 2023

A normalidade voltou e foi antes de tudo para isso que Lula se elegeu

Há governos bons e ruins numa democracia. Nas ditaduras, de direita ou de esquerda, onde a liberdade é sua primeira vítima, todos os governos são ruins, embora alguns mais do que os outros.

Nós, jornalistas, deveríamos ouvir menos o que nos sopram as chamadas fontes de informação, e mais o que nos ensinam as pessoas para as quais escrevemos ou falamos.

Uma dessas pessoas, leitora do jornal Folha de S. Paulo, resumiu assim os primeiros 100 dias de Lula 3:

“Boa notícia: temos governo. Má notícia: é um governo mais ou menos. Está até melhor do que eu esperava. E ter um governo depois de quatro anos de desgraça é uma melhora.”


Acertou em cheio. Faltou governo nos últimos quatro anos de um presidente que só pretendeu destruir o que existia para pôr no lugar um arremedo de regime autoritário ao seu gosto.

Mas a verdade é que hoje temos governo e o pior parece ter ficado para trás. Ainda restam 1.365 dias ao governo do mais ou menos. Quem sabe ele não melhora antes de chegar ao fim.

Só os torcedores fanáticos esperavam que o governo anterior fosse capaz de melhorar. O país foi salvo pelas Simone (s) e os Alckmin (s) da vida que disseram: “Agora, chega! Basta! Fora!”

Em 100 dias, apesar da tentativa de golpe de 8 de janeiro, Lula entregou o que mais se esperava dele. Temos governo. Os Poderes da República atuam de maneira harmônica.

Todos os ritos institucionais estão sendo cumpridos. Os militares retornaram à caserna de onde jamais deveriam ter saído. A imprensa não se sente mais acuada nem destratada.

Profissionais de relevo com experiência em suas áreas foram alocados em postos importantes. O presidente responde às perguntas que lhe fazem sem discriminar entre os que o provocam.

De resto, trabalha e gosta de pegar no pesado. Cobra desempenho dos seus auxiliares. E não se nega a estar presente onde as pessoas tão somente querem ouvir uma palavra sua de consolo.

O Brasil saiu do isolamento em que se encontrava, e o mundo aplaude. A democracia foi preservada e a normalidade restabelecida. Agora, é seguir o jogo, respeitando-se as regras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário