quarta-feira, 5 de junho de 2019

Quantas bolsas de estudo valem os carros novos do presidente?

Na Universidade do Paraná, a mesma cuja faixa " Em Defesa da Educação " foi retirada por manifestantes de demanda desconhecida outro dia, pesquisadores analisavam alterações no sistema reprodutor de peixes. O objetivo era entender o que acontece quando você bebe aquele copo de água que veio de reservatório atingido por medicamentos que foram descartados por aí, de forma inadequada.


Era em Curitiba que moraria a partir do próximo mês a farmacologista Quelen Garlet, de Santa Maria (RS), que obteve bolsa para analisar o uso de moléculas de canabidiol como terapia no tratamento de estresse pós-traumático. Analisados efeitos em transtornos de ansiedade e ataques de pânico, quem sabe voltasse para casa com dose e posologias de sucesso definidos, para eventual teste em seres humanos.

Pouca gente se liga no fato de que um dos efeitos do aumento da expectativa de vida da população é a incidência cada vez maior de familiares com doença de Parkinson. Por isso, não faltavam razões para a busca por novos tratamentos para a doença. Na universidade paranaense, havia também apostas na produção de biodiesel a partir de algas convertidas em carbono. E gente dedicada a desenvolver um código visual de cores captados por cegos, como forma de comunicação.

Na Federal de Minas, um grupo de pesquisadores tentava desenvolver vacinas com o intuito de controlar vírus transmitidos pelo Aedes aegypti , como dengue, zika e chikungunya. Outro buscava vacina para aplicar em cães e bloquear, com isso, a proliferação de leishmaniose canina entre os homens. O que fazer agora com o caros equipamentos de laboratório é uma incógnita.

Esses são alguns dos estudos ainda afetados pelo contingenciamento de 3.574 mil bolsas de pós-graduação pelo Ministério da Educação. As bolsas custariam aproximadamente R$ 50 milhões, ou 50 Lava Jatos, se considerado apenas o valor devolvido à Petrobras entre 2014 e 2015. Duas manifestações de rua não sensibilizaram o governo. Na última semana, Jair Bolsonaro pediu autorização para comprar novos carros blindados (Audi A6, Ford Fusion ou Honda Accord) para atender a sua família e ao vice-presidente, ao custo de R$ 7,14 milhões, o equivalente a 507 bolsas. Escolha difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário