sábado, 21 de fevereiro de 2015

O jugo e o julgo


Aqueles que acompanham de perto os desfechos do maior espetáculo da terra sabem o que faz um décimo a mais ou a menos na contagem final dos pontos das grandes escolas de samba cariocas. A elite no reinado de Momo se parece com todas as elites – suas disputas estão em um nível tão alto que, se fosse turfe, todos os páreos seriam decididos no fotochart. Porém, diferentemente dos critérios objetivos do esporte, a arte está sempre submetida ao caráter subjetivo. E, no pantanoso terreno da subjetividade, interesses alheios à técnica podem ganhar um salvo conduto muito perigoso. Considero este ponto importantíssimo para analisar a vitória da Beija-Flor de Nilópolis no Carnaval 2015.

Do mesmo modo como são da área os que julgam artes plásticas, música e dança (ou cinema, teatro, literatura…), igualmente na Sapucaí todos estão inter pares: carnavalescos julgando carnavalescos. E, por triste que seja, existe entre eles simpatias e desafetos, inveja e admiração, submissão e revolta, honestidade e corrupção. A humanidade em todas suas nuances se impõe para municiar o julgamento, abrindo uma indesejável fenda por onde pode ser contaminada a imparcialidade. As preferências dependem tanto do humor de quem julga quanto de sua bagagem teórica. A única saída para desarmar a contaminação desta “sala aberta” chamada júri é tornar o sentimento secundário diante da razão. E assumir as consequências.

Paciência: enquanto os mais românticos lamentam uma vencedora obter recursos de um governo ditatorial para louvar um país de povo miserável – no caso, a Guiné Equatorial –, sempre haverá quem recorde ser este certame uma competição para premiar a melhor, não a mais criativa, impactante ou politicamente correta passagem pela avenida. Todo o esforço da comunidade de uma escola de samba precisa se concentrar na competência. E quando, desde o princípio, o julgador sabe da inutilidade de uma perseguição pessoal ou política para impor vitórias e derrotas na contagem final (relembrando, a nota mais baixa é descartada), a chance de premiar o mérito artístico sobe muitos pontos.

Mas se você está entre os que consideraram um verdadeiro absurdo a agremiação de Nilópolis ser parcialmente financiada por um homem como Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, proponho outro olhar: a vitória da Beija-Flor, por vias tortas, mais denuncia do que absolve o regime totalitário que mantém sob seu domínio a riqueza de uma população humilde. Ou fazia parte de seu repertório detalhes sobre a Guiné Equatorial antes do desfile? Honestamente, você conhecia Teodoro? Sabia que ele e o filho, Teodorin, são fãs de futebol, samba e enriquecimento ilícito (três das grandes instituições brasileiras)? Ah, pois é…

País e cultura, cedo ou tarde (pacífica ou dolorosamente) expurgam governos – o que não significa que o poder simplesmente troque de mãos, num círculo vicioso típico da miséria humana e muito comum no Terceiro Mundo. Porém, na avenida, o que está em julgamento é a qualidade do espetáculo. Aliás, Teodoro não inventou moda: Venezuela e Angola (antes da Guiné); prefeitos e governadores já fizeram de seus interesses enredos com dinheiro que poderia ser melhor aplicado, na minha opinião. Mas nem mesmo este desonroso patrocínio pode contaminar o júri, sob risco de o Carnaval acabar submetido à censura prévia de grupos que detém o poder no momento. O que parece remédio pode facilmente virar veneno.

Conspurcar o título da Beija-Flor é quase como macular a vitória da Seleção Brasileira de 1970. Em ambos os casos, contra o senso comum, eu ainda opto por separar o jugo do julgo.

PS: mangueirense por simpatia, este ano estava torcendo para a Portela ganhar.

Rubem Penz

Nenhum comentário:

Postar um comentário