Cartão de 1925: "Boa sorte no primeiro dia de escola!" |
A Schultüte é recheada de presentes: doces, artigos escolares, brinquedos, livros, gibis e o que mais a imaginação da família permitir. Cada criança vai à escola carregando o cone, mas só pode abri-lo em casa depois do primeiro dia de aula. É uma tradição de 200 anos na Alemanha para incentivar o início da vida escolar e torná-lo mais doce.
Na Alemanha, o ano letivo começa no segundo semestre. Nesse primeiro dia na escola, as crianças são recepcionadas pelos professores com brincadeiras e apresentações. Os alunos veteranos, geralmente os do quarto ano, também participam das atividades de boas-vindas aos novos estudantes.
Na volta para casa, os pais esperam a criança com um almoço especial, acompanhados dos padrinhos, ou um café da tarde. É então a hora de abrir a Schultüte e curtir todos os presentes.
Os cones podem ser comprados em lojas, mas na maioria dos casos são preparados em casa em família. Os pais compram o papelão para o cone e outros papéis coloridos para confeccionar figuras e o nome do mais novo estudante da família. Algumas escolas convidam os pais para montar o cone no local com a ajuda dos professores.
A mochila é tão importante, que muitas vezes é dada na Páscoa ou no aniversário, por avós ou padrinhos |
O que não pode faltar é criatividade para tornar o primeiro dia de aula um evento inesquecível na vida dos pequenos. A Schultüte simboliza a entrada das crianças na "parte séria” da vida.
É claro que os irmãos mais novos do mais novo estudante podem ficar com ciúme e querer uma Schultüte antes da hora. Meu namorado ganhou o cone no primeiro dia do Kindergarten, o jardim de infância. Mas não ficou satisfeito. A Schultüte do irmão mais velho era bem maior. A espera pelo primeiro dia de aula foi ainda mais ansiosa.
Karina Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário