domingo, 19 de agosto de 2018

O encanto do primeiro dia de escola na Alemanha

Cartão de 1925: "Boa sorte no primeiro dia de escola!"
Entre meados de agosto e o início de setembro, é comum ver crianças carregando cones de papelão coloridos pelas ruas acompanhadas dos pais, outros familiares e amigos. Alguns cones são do tamanho ou até um pouco maiores do que a própria criança. Este é considerado um dos dias mais importantes da vida infantil. É o primeiro dia de aula da primeira série do ensino primário.

A Schultüte é recheada de presentes: doces, artigos escolares, brinquedos, livros, gibis e o que mais a imaginação da família permitir. Cada criança vai à escola carregando o cone, mas só pode abri-lo em casa depois do primeiro dia de aula. É uma tradição de 200 anos na Alemanha para incentivar o início da vida escolar e torná-lo mais doce.

Na Alemanha, o ano letivo começa no segundo semestre. Nesse primeiro dia na escola, as crianças são recepcionadas pelos professores com brincadeiras e apresentações. Os alunos veteranos, geralmente os do quarto ano, também participam das atividades de boas-vindas aos novos estudantes.

Na volta para casa, os pais esperam a criança com um almoço especial, acompanhados dos padrinhos, ou um café da tarde. É então a hora de abrir a Schultüte e curtir todos os presentes.

Os cones podem ser comprados em lojas, mas na maioria dos casos são preparados em casa em família. Os pais compram o papelão para o cone e outros papéis coloridos para confeccionar figuras e o nome do mais novo estudante da família. Algumas escolas convidam os pais para montar o cone no local com a ajuda dos professores.

A mochila é tão importante, que muitas vezes
é dada na Páscoa ou no aniversário, por avós ou padrinhos
Os motivos são variados. Pode ser uma Schultüte em formato de uma aeronave espacial, um cone costurado em tecido com figuras de um jardim, ou enfeitado com figuras da profissão dos sonhos da criança.

O que não pode faltar é criatividade para tornar o primeiro dia de aula um evento inesquecível na vida dos pequenos. A Schultüte simboliza a entrada das crianças na "parte séria” da vida.

É claro que os irmãos mais novos do mais novo estudante podem ficar com ciúme e querer uma Schultüte antes da hora. Meu namorado ganhou o cone no primeiro dia do Kindergarten, o jardim de infância. Mas não ficou satisfeito. A Schultüte do irmão mais velho era bem maior. A espera pelo primeiro dia de aula foi ainda mais ansiosa.

Karina Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário