quinta-feira, 11 de março de 2021

Pensamento do Dia

 


Tudo é permitido a quem tem poder

Não sei vocês, mas eu tinha mais de 30 anos quando consegui comprar o meu primeiro apartamento, e ainda me lembro da sensação de pânico de escrever um cheque tão grande sem errar, e de me comprometer com uma dívida tão séria. Passar a escritura foi um momento marcante na minha vida. Levei uma caneta tinteiro muito bonita para assinar a papelada, e saí do cartório me sentindo adulta e importante.

Quem já comprou um imóvel com certo sacrifício se lembra desses detalhes, da escritura sendo lida pelo escrivão, do frio na barriga, da felicidade da casa própria.

Não sei por quê estou falando nisso.

Mentira: sei sim.


Como qualquer brasileira que acompanha o noticiário, estou desde a semana passada com uma mansão de R$ 6 milhões atravessada na garganta. Mas quando digo que não sei por que estou falando nisso, o que quero dizer é que não adianta falar disso. No Brasil é normal que os filhos dos presidentes sejam extremamente talentosos, no Brasil é normal enriquecer no serviço público e, no Brasil, é mais normal ainda o eleitor passar pano para a sua família política de estimação.

Rouba mas faz; isso é coisa do filho; desde 1500 se rouba e só agora estão reclamando; rouba mas não é o PT; rouba mas é o PT; os tucanos o Centrão os neoliberais a sua mãe.

Eu não quero mais falar disso.

Eu não quero mais ter a minha pauta sequestrada pelos mesmos assuntos, ano após ano, entra governo sai governo. A gente grita grita grita escreve escreve escreve e nada acontece nunca, nada se resolve, nada muda.

Mentira: muda sim.

Muda para pior.

Tudo é permitido a quem tem poder, a quem tem os advogados certos, os votos necessários, os desembargadores e os juízes da causa. Dinheiro é secundário, porque, para quem tem poder, dinheiro não é nada, apenas mais um item na conta dos amigos. Vale para todos os lados, porque há bons amigos em todo o arco da sociedade.

Os mais velhos devem se lembrar dessa expressão, “arco da sociedade”. Era muito comum no século passado, mais ou menos como “estado democrático de direito” é hoje. Não se ouvia um Discurso Sério, feito por Pessoa Ilibada, que não tivesse um “arco da sociedade” embutido.

Eu não quero mais falar dessas coisas, mas há sempre um escândalo mais recente para encobrir o último escândalo, e aos poucos os escândalos passados vão caindo no esquecimento. Alguém tinha que fazer um placar gigantesco em praça pública listando os escândalos todos, um por um, rolando em neon, para que ninguém se esquecesse nunca.

E aí nós cronistas de variedades poderíamos voltar a escrever sobre livros, gatos e capivaras (sim, há uma família nova na Lagoa).

* * *

Ainda é cedo para prever o que vai acontecer em 2022, sobretudo num país sem vacinas e sem vergonha como o nosso, mas que desgraça não conseguir virar a página e ficar rodando em falso desse jeito, remoendo um passado ancorado em si mesmo, sem visão para o futuro.

Na construção da ordem global pós-coronavírus, o Brasil não está sentado à mesa

Cada geração vivencia momentos históricos que transformam a política global, fechando uma era ou abrindo um novo ciclo geopolítico. Eventos como o colapso da União Soviética e o fim da Guerra Fria, os atentados do 11 de setembro, a entrada da China na OMC e a crise financeira global de 2008 rearranjaram o tabuleiro global, tanto dando mais espaço a países que conseguiram, por inteligência estratégica ou mera sorte, se adaptar melhor à nova realidade, quanto reduzindo a influência daqueles que não souberam aproveitar o novo contexto. Em momentos nos quais o mundo está em transição, países com lideranças bem-preparadas podem aproveitar para galgar posições, enquanto outros correm o risco de perder relevância.

Com a pandemia do novo coronavírus não será diferente, e já se percebe que alguns países mostram-se mais ágeis e resilientes no combate à covid-19 do que outros. Enquanto Tailândia, Vietnã e Nova Zelândia conseguiram evitar elevadas taxas de infecção, outros, como China e Rússia, estão aumentando sua influência global por meio da “diplomacia da vacina”, oferecendo doses a países em desenvolvimento mesmo antes de completar a vacinação de suas próprias populações. 

O Brasil, pelo que tudo indica, é um dos grandes perdedores geopolíticos do momento atual: não apenas saiu da lista das 10 maiores economias do mundo durante a pandemia, mas também vive um colapso inédito de sua imagem diante da estratégia negacionista de seu presidente, abalando a confiabilidade que o país tinha entre seus tradicionais aliados. 

A reputação brasileira de país com um dos maiores e melhores sistemas públicos de saúde no mundo em desenvolvimento, arduamente construída ao longo de anos, se desfez, ofuscada por um presidente que ocupa regularmente manchetes dos maiores jornais do planeta por seus ataques contra a ciência. 


Ainda é cedo para se ter uma noção clara de todas as consequências geopolíticas da pandemia, mas algumas tendências já se destacam. Três questões merecem atenção. Em primeiro lugar, não há dúvidas de que a saúde global se consolidará como um tema-chave no âmbito multilateral, seja pelo fortalecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS), seja pela criação de uma estrutura nova para monitorar o surgimento de futuras pandemias e o desenvolvimento e a distribuição de outras vacinas. Além de se buscar prevenir e combater o surgimento de um novo vírus, cresce a preocupação com as chamadas superbactérias, que resistem a antibióticos e poderiam, segundo estudo encomendado há alguns anos pelo governo britânico, matar milhões de pessoas e “levar a medicina à era das trevas”, como disse Jim O’Neill, coordenador da pesquisa e criador do termo BRICS. Tanto os principais fornecedores de vacinas quanto países que responderam melhor a pandemia devem liderar esse debate. 

O Brasil, que é visto como uma ameaça global e um possível celeiro de variantes por não controlar a transmissão do vírus, dificilmente terá voz. Em segundo lugar, uma das tendências mais transformadoras da política global nos próximos anos será a influência do enfrentamento da mudança do clima na política externa das grandes potências —inclusive da China. 

O atual debate sobre o ecocídio ser ou não considerado um crime internacional, como é o caso do genocídio, é apenas o princípio de uma transformação que mudará a maneira como países pensam seus interesses nacionais e as principais ameaças que enfrentam. Enquanto lideranças políticas brasileiras e das Forças Armadas do Brasil se destacam pelo negacionismo, as Forças Armadas de outros países discutem o tema de maneira frequente há anos —inclusive porque o desmatamento pode aumentar o risco do surgimento de novas pandemias. 

Da mesma forma que no debate sobre saúde global, o Brasil corre o risco de ser visto como ameaça pela comunidade internacional, reduzindo a possibilidade de tornar-se interlocutor qualificado, consolidando, assim, seu papel de pária. A terceira grande tendência política no mundo pós-covid-19 será a chegada da chamada guerra tecnológica —a competição tecnológica global entre EUA e China, que se tornou mais visível no Brasil depois de o Governo Bolsonaro sofrer pressão dos EUA para excluir a empresa chinesa Huawei entre as opções de fornecedores na construção da rede 5G. 

A pressão norte-americana foi seguida de alertas de Pequim, para a qual tal posição seria interpretada como um ato hostil ao governo chinês. Gerenciada de maneira perspicaz, a crescente atuação chinesa na América Latina poderia ajudar o Brasil na gestão da relação com os EUA e vice-versa. Afinal, sempre convém ter alternativas. Porém, como as tensões entre Pequim e Washington no âmbito tecnológico podem levar à criação de duas esferas tecnológicas, uma liderada pelos EUA e outra pela China, manter relações amistosas demandará sofisticação diplomática por parte do Brasil. 

O Governo Bolsonaro, no entanto, escolheu o pior dos mundos: depois de Bolsonaro se posicionar publicamente a favor dos EUA, viu-se obrigado a permitir, de última hora, a participação da Huawei na corrida pela rede 5G quando aumentou a pressão pública por ganhar acesso a vacinas chinesas contra a covid-19. Tanto em Washington quanto em Pequim, observadores ficaram com a impressão de que a atuação externa do governo Bolsonaro não se baseia em um planejamento estratégico, mas é curto-prazista e imprevisível. O presidente conseguiu a proeza de ter saído do episódio com a relação abalada tanto com Washington quanto com Pequim. 

Em meio a essas transformações que moldarão os fundamentos da era pós-pandemia, está nascendo uma ordem global diferente, produto de decisões das principais lideranças da atualidade. Enquanto os EUA pagavam um preço desproporcional por ter uma liderança incapaz de gerenciar a pandemia até recentemente, a atual administração já está conseguindo conter os danos, implementando um dos melhores programas de vacinação do mundo. No caso brasileiro, a troca do atual presidente em 2022 seria o primeiro passo para começar a controlar o prejuízo e reverter o colapso inédito da reputação e influência brasileira no mundo. 

'Pensamento'' hambúrguer


Acho uma pena que essa imprensa mequetrefe que a gente tem aqui no Brasil fique dando conta de cobrir apenas a máscara. 'Ah, a máscara, está sem máscara, está com máscara'. Enfia no rabo gente, porra!
Eduardo Bolsonaro (PSL-SP)

Bolsonaro, as vacinas e a covid: Entre a eugenia e a Israel imaginária

Muito já se falou sobre a posição reticente que o governo Bolsonaro tem em relação ao combate a pandemia. Inclusive nesta coluna já escrevi mais de uma vez sobre isso. Acredito, entretanto, que essa semana tivemos novos e importantes desdobramentos quando o presidente se referiu a um suposto remédio desenvolvido em Israel.

Importante lembrar, inicialmente Bolsonaro se esforçava por ignorar a gravidade da doença. Em determinados momentos ele chegou a trata-la de “gripezinha”, dizendo que quem tivesse preparo físico (“histórico de atleta”) não seria afetado. Depois disso, passava a lançar remédios milagrosos e sem nenhuma comprovação científica. Fazia isso no suposto intuito de combater a pandemia de “forma preventiva”. Logo, Bolsonaro iria estabelecer uma relação entre o espalhamento da Covid e supostos interesses geopolíticos do imperialismo chinês. Tendo chegado, inclusive, a enfrentar o diplomatas da china no Brasil.

Ultimamente, entretanto, é a posição do presidente em relação às vacinas que tem chamado mais atenção. Ela é fundamental para se entender a política do governo brasileiro no que diz respeito ao combate ao Novo Corona Vírus. É um erro crasso acreditar que a política bolsonarista em relação a pandemia não passa por questões ideológicas. Ao contrário, tudo ali está absolutamente crivado de ideologia e política.


Quando confrontado com as vitimas fatais da pandemia, o presidente do Brasil não demonstra interesse e as desqualifica. Ao dizer a frase “E eu com isso?” (respondendo ao número de mortos) ou a reagir a uma pergunta sobre as vítimas da pandemia afirmando que não é “coveiro”, o capitão não é apenas grosseiro, desumano e mal educado, ele segue um script estritamente ideológico. Nada ali era casual.

Acima percebemos reações típicas de alguém que investe na doença como um teste da seleção natural. Bolsonaro pode não saber, mas ele age como um darwinista social típico. Na sua perspectiva, os fortes sobrevivem, passam pela doença como se fosse ela apenas uma “gripezinha”. Enquanto que os fracos morrem, ou choram pelos mortos. Um discurso eugênico claro. Para o presidente, não se pode parar jamais, a hora é de avançar, não de chorar pelos mortos. Morram quantos morram. Aqui a falta de sensibilidade do capitão é ideológica e profundamente política.

A mesma questão surge quando Bolsonaro tira da cartola os já citados remédios milagrosos. Manter as pessoas a trabalhar e a tomar remédios são referências típicas de um capitalismo que desconsidera qualquer concessão ao social. Um ultraliberalsimo radical que se estabelece a partir do lucro exacerbado e da produção de desigualdades. Os que tem que sair para trabalhar não podem ser impedidos pela pandemia e pelo risco da morte. Claro, a letalidade e as internações aparecem reproduzindo as desigualdades do país. Mas, diria o presidente, é assim mesmo, “todo mundo morre um dia”.

Além da questão econômica, representada em um setor do governo, há outra referência ideológica na produção milagrosa de remédios para o tal “tratamento precoce” que de fato não existe. Bolsonaro atua como um santo milagreiro, o próprio messias. É ele que trará a cura. Seja a cloroquina ou um vermicida, o presidente se arvora em conhecer os segredos da doença. Aqui, há um flerte típico com o fundamentalismo religioso. Onde a cura surge através de fórmulas mágicas e emplastros milagrosos. Isso tudo é bem visto e estimulado por pastores e outros líderes religiosos.

Bolsonro não cria nada, ao contrário, ele aproveita o que já existe e produz politica.

A mesma linha pode se perceber na oposição perene as vacinas. O presidente chegou a dizer que não compraria nenhuma delas quando se iniciou a produção industrial dos imunizantes. A justificativa: ele não queria “que o povo fosse usado de cobaia”.

Ignorando o esforço científico e o desenvolvimento tecnológico, Bolsonaro tentava se mostrar preocupado com a saúde das pessoas. Afinal, elas podiam “virar jacarés”. É bobagem achar que isso era simples devaneio de um louco afetado pelos poder. Em tais falas do presidente também há fortes referências políticas ideológicas.

Vacinas são o símbolo mais acabado da democratização da saúde publica. A ideia de que a ciência poderia produzir distribuição igual a todos e todas para que pudessem se ver livres de vírus e doenças antigas assusta a qualquer darwinista social.

Bolsonaro faz parte de uma extrema direita homicida e suicida, que prefere a morte à luta pela vida. As vacinas representam a vida. O Presidente só pode ser contra, e, como vemos, ele e tenta boicotar quaisquer tentativas de imunização em massa, fazendo avançar uma agente higienista e eugênica que as vacinas ameaçam.

À espera de vacina, Brasil ganha disputa eleitoral

Num instante em que faltam ao Brasil vacinas, empregos e serenidade, o brasileiro foi brindado com três coisas de que não necessita na pandemia. Ganhou a teatralidade, o oportunismo e a mediocridade de uma campanha eleitoral extemporânea. Lula transformou numa espécie de comício a primeira manifestação pública depois da anulação de suas sentenças. Escolhido como alvo, Bolsonaro mordeu gostosamente a isca.

"Não siga nenhuma decisão imbecil do presidente da República ou do ministro da Saúde", disse Lula, como que convidando Bolsonaro para o ringue. "Tome vacina porque a vacina é uma das coisas que pode livrar você do Covid." E Bolsonaro, depois de participar de solenidade em que, usando máscara, sancionou projetos que facilitam a compra de vacinas, declarou que as críticas de Lula não se justificam. Disse que seu rival "inicia uma campanha" que se resume à "crítica", "mentira" e "desinformação".

Lula fez pose de "vítima da maior mentira jurídica contada em 500 anos de história"— festejou uma hipotética inocência. Tratou como absolvição um despacho em que o relator da Lava Jato Edson Fachin transferiu as suas ações penais por corrupção e lavagem de dinheiro da 13ª Vara de Curitiba para a Justiça Federal de Brasília, que terá de refazer os julgamentos.

Bolsonaro, com a imagem já bem rachadinha, interrompe entrevista quando lhe perguntam sobre a mansão de R$ 6 milhões que o filho Zero Um acaba de comprar. Ameaça "quebrar a cara" de repórter que ousa indagar de onde vieram os R$ 89 mil que o amigo e operador Fabrício Queiroz e a mulher dele depositaram na conta da primeira-dama Michelle. Mas não deixa de cutucar rival.

"Imagina a pandemia com o Lula presidente da República", provocou Bolsonaro. "Se roubaram —e muito!— alguns governadores e alguns prefeitos com esse recurso, imagina se o PT estivesse no governo!"


Lula dividiu sua retórica em duas partes. Numa, tratou do seu futuro eleitoral. Noutra, cuidou do seu passado criminal. No pedaço do discurso reservado à política eleitoral, Lula ofereceu-se ao eleitorado como alternativa contra o desprezo de Bolsonaro pela ciência. Na parte em que festejou a anulação de suas sentenças, Lula falou do seu passado limpinho como se o mensalão e o petrolão não existissem.

Na cerimônia em que assinou os projetos que se destinam à aquisição de vacinas, Bolsonaro, um presidente sem comprovação científica, voltou a defender o tratamento precoce com remédios sem nenhuma serventia contra a Covid —entre eles a cloroquina e o vermífugo Anitta.

Se a Justiça não restabelecer suas condenações, Lula tem todo o direito de disputar um terceiro mandato. Bolsonaro também tem todo o direito de reivindicar a reeleição, se tiver desempenho para isso. Mas o brasileiro, às voltas com mais de duas mil mortes diárias por Covid, a caminho da marca de 300 mil cadáveres na pandemia, merece uma conjuntura política mais respeitosa e sofisticada.

Lula e Bolsonaro falam para suas bolhas. Mas fora desses nichos há um brasileiro de saco cheio, que talvez prefira se concentrar na pandemia em vez de dar atenção a candidatos que travam no meio dos cadáveres uma briga entre sujo e mal asseado, uma disputa entre o negacionismo científico e o negacionismo da imoralidade.