sábado, 24 de dezembro de 2022

Pensamento do Dia

 


Humanos são espírito, nunca consumidores

Quando muito poucos são donos de muito, e muito poucos ficam com bem pouco, está na hora de se repensar este "religioso" espírito de Natal, à venda em shopping, supermercados, lojas de eletrodomésticos. Criaram a materialização espiritual com o consumismo que transformou gente em robotizados do mercado.

A Noite é para se pensar que humanos são o próprio espírito. O domínio de pouquíssimos sobre a miserabilidade de bilhões nunca apareceu em presépio.

Bom Natal





Noite de Natal

Fernando Silva dirige o hospital de crianças, em Manágua. Na véspera do Natal, ficou trabalhando até muito tarde. Os foguetes esposavam e os fogos de artifício começavam a iluminar o céu quando Fernando decidiu ir embora. Em casa, esperavam por ele para festejar.

Fez um último percorrido pelas salas, vendo se tudo ficava em ordem, e estava nessa quando sentiu que passos o seguiam. Passos de algodão: virou e descobriu que um dos doentinhos andava atrás dele. Na penumbra, reconheceu-o. Era um menino que estava sozinho. Fernando reconheceu sua cara marcada pela morte e aqueles olhos que pediam desculpas ou talvez pedissem licença.

Fernando aproximou-se e o menino roçou-o com a mão: — Diga para… — sussurrou o menino —. Diga para alguém que eu estou aqui.
Eduardo Galeano, "O livro dos abraços"

Poema de Natal

Tempo de desarmar os espíritos

No período do Natal instala-se um clima de congraçamento e reflexão, de esperança e renovação, de fim de um ciclo e início de outro. Tempo propício para que desarmemos os espíritos, recuperemos a capacidade de diálogo e respeito à diversidade, resgatemos a disposição de convívio com aqueles que vivem e pensam de forma diferente. Poucas vezes em nossa história vivenciamos dias de tamanha intolerância. O Natal nos abre uma porta para abrirmos corações e mentes em favor da tolerância e celebrarmos a liberdade e a democracia.

A democracia nos permite a convivência plural, a liberdade de pensamento e ação, e deveria ser para todos um instrumento de construção de consensos progressivos a partir do tratamento respeitoso e tolerante das divergências, do diálogo franco e aberto, sem anulação de identidades legítimas, mas com a boa fé de construção de um caminho comum. Cristo não veio ao mundo para dividir e sim para unir as pessoas em torno dos valores da solidariedade humana e da compreensão mútua. Boa chance para repensarmos os rumos de nosso país.

A busca da verdade é uma obra em permanente construção. Não é uma realidade pronta e acabada. E é preciso ter o espírito aberto para rever opiniões e posicionamentos. É preciso que todos tenham humildade e propensão à mudança. O sectarismo é o atalho mais curto para a intolerância.

A liberdade é essa palavra de difícil explicação, mas que não há quem não entenda, como quis Cecília Meireles. A vida em sociedade impõe certos limites à liberdade individual. A arbitragem das fronteiras entre a necessidade social e a liberdade individual não é nada fácil. Mas no mundo contemporâneo ela está ameaçada. E cabe a cada um de nós defende-la como valor permanente e universal. E o caminho é tolerância zero com a intolerância. Em relação a ela propôs o filósofo liberal Karl Popper em seu paradoxo da tolerância: “Devemos, pois, reservar o direito, em nome da tolerância, de não tolerar os intolerantes”.

Não é a primeira vez que experimentamos forte radicalização política no Brasil. Polarizações intensas marcaram vários momentos de nossa história. Mas é verdade que a era das redes sociais potencializou a intolerância com a maximização dos efeitos das fakenews, da cultura do ódio e das teorias da conspiração. Neste universo, como bem descreveu Giuliano Da Empoli em seu "Engenheiros do caos", a busca da verdade e do consenso não tem lugar já que “o algoritmo dos engenheiros do caos os força a sustentar não importa que posição, razoável ou absurda, realista ou intergaláctica, desde que ela intercepte as aspirações e os medos – principalmente os medos- dos eleitores”.

A sobrevivência da liberdade e da democracia dependem de duas normas básicas não escritas que fortalecem o sistema de freios e contrapesos: “a tolerância mútua, ou o entendimento de que as partes concorrentes se aceitam umas às outras como rivais legítimas, e a contenção, ou a ideia de que os políticos devem ser comedidos ao fazerem uso de suas prerrogativas institucionais” (Como as democracias morrem, Levitsky & Zoblatt). O fundamento essencial da democracia não está nas leis, mas na consciência da sociedade e na cultura democrática coletiva.

Que o Natal seja um momento de comemoração e reafirmação dos valores da liberdade, da tolerância e do respeito ao próximo.