terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Condeno a ignorância que reina neste momento nas democracias

Condeno a ignorância que reina neste momento tanto nas democracias como nos regimes totalitários. Essa ignorância é tão forte, muitas vezes tão total, que parece desejada pelo sistema, se não pelo regime. Muitas vezes pensei sobre como poderia ser a educação de uma criança. Acho que precisamos de estudos básicos, muito simples, onde a criança aprenderia que existe dentro do universo, num planeta cujos recursos, ela mais tarde terá que conservar, que depende do ar, da água, de todos os seres vivos, e que o menor erro ou a menor violência corre o risco de destruir tudo.

Aprenderia que os homens mataram-se em guerras que nunca apenas produziram outras guerras, e que cada país organiza a sua história, enganadoramente , de forma a louvar o seu orgulho.


Ensiná-la-íamos o suficiente sobre o passado para que se sentisse ligada com os homens que a precederam, para admirá-los onde merecem estar, sem fazer deles ídolos, nem do presente, nem de um futuro hipotético.

Tentaríamos familiarizá-la com os livros e outras coisas; saberia os nomes das plantas, conheceria os animais sem se permitir as horríveis experiências impostas às crianças e aos adolescentes a pretexto da biologia; aprenderia a dar primeiros socorros aos feridos; a educação sexual incluiria estar presente no parto, a educação mental, a visão de doentes graves e mortos.

Receberia, também, as noções simples de moralidade sem as quais a vida em sociedade é impossível, uma instrução que as escolas de ensino fundamental e médio não ousam mais dar neste país.

Em matéria de religião, não imporia nenhuma prática ou nenhum dogma, mas dir-se-ia algo de todas as grandes religiões do mundo, e principalmente do país onde está, para despertar o respeito e a destruição de certos preconceitos odiosos.
(...)
Definitivamente, há uma maneira de falar mais cedo com as crianças sobre coisas realmente importantes .
Marguerite Yourcenar  (1980)

Nenhum comentário:

Postar um comentário