Na América Latina e no Brasil, perde-se 1 dia de aula por semana por conta do desperdício de tempo, diz Banco Mundial
Alunos brasileiros perdem em média um dia de aula por semana
por conta de desperdício de tempo em sala de aula, gasto com atrasos, excesso
de tarefas burocráticas (fazer chamada, limpar a lousa e distribuir trabalhos)
e em aulas mal preparadas pelo professor - tempo este que deixa de ser gasto
com o ensino de conteúdo.
Essa foi uma das principais conclusões de um estudo recém-lançado
pelo Banco Mundial que analisou o trabalho de professores na América Latina e
seu impacto sobre a qualidade do aprendizado, a formação dos alunos e o
desempenho desses países em rankings internacionais de educação.
A pesquisadora Barbara Bruns, uma das autoras do estudo,
lembra que o tempo de interação entre aluno e professor é o momento para qual
se destinam, em última instância, todos os investimentos em educação.
"Nada desse investimento terá impacto na melhoria do aprendizado, a não
ser que impacte sobre o que ocorre na sala de aula", diz ela.
O Banco Mundial avaliou 15,6 mil salas de aula, mais da
metade delas no Brasil (classes dos ensinos fundamental e médio em MG, PE e
RJ), e calcula que, em média, apenas 64% do tempo da classe seja usado para
transmissão de conteúdo, 20 pontos percentuais abaixo de padrões
internacionais.
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