segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Aniversários: do medo ao ódio em uma única etapa

G. me conta que fazia muito frio em Paris quando ele esteve lá há algumas semanas. G. é um artista imenso e o frio escuro de Paris me lembra algumas de suas pinturas perseguidas pelas profundezas desesperadas do inverno. Não sei que ruminações de pensamento me levaram do frio de Paris ao frio da indiferença.

Minha mente canibal, eu acho, sempre procurando algo para comer. Muito recentemente, passaram-se dois anos desde que, no dia 19 de janeiro de 2022, o fotógrafo francês René Robert, autor de alguns dos mais emblemáticos retratos do flamenco espanhol , caiu na rua, perdeu a consciência e ali permaneceu, num local muito movimentado, a dois quarteirões do a Place de la République, entre uma ótica e uma loja de vinhos, congelando durante nove horas.

Ninguém prestou atenção naquele embrulho doloroso, naquele homem cuja aparência devia ser muito parecida com a de um morador de rua, até o dia seguinte, quando uma mulher que morava na rua notificou os serviços de emergência. Robert, 84, já havia morrido.

Em julho do mesmo ano, na cidade de Civitanova Marche, Itália, a vendedora ambulante nigeriana Alika Ogorchukwu foi assassinada numa rua do centro da cidade pelo italiano Filippo Claudio Ferlazzo. Ferlazzo derrubou Ogorchukwu no chão, montou nela e a matou à vista de todos. Há um vídeo na web onde você pode revisar o massacre.

A pandemia, diziam os românticos, nos tornaria mais humanos. Somos, em vez disso, uma espécie sem cabeça que vive dentro de um telefone, copulando consigo mesma num conjunto de bytes cada vez maior e mais severo . Estas duas mortes não têm muito em comum, mas estão unidas pela frase do escritor turco Hakan Günday:

“Se conseguir vender o medo posso vender o ódio em cinco minutos, o racismo em três minutos e, ainda por cima, toda a quantidade de discriminação que quiserem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário