domingo, 14 de dezembro de 2014

Geleia geral brasileira


Hegemonia pressupõe o contrário do que será o ministério de Dilma – e o que foi o ministério de Lula.
 A reeleição, por motivos óbvios, dispensa os ritos de transição, em que um presidente passa a faixa a outro e equipes dos dois governos trocam informações para a sequência administrativa. Dilma, claro, não passará a faixa a Dilma.

Não obstante, o que se anuncia para seu próximo mandato, dada a mudança radical em postos-chaves do ministério – Fazenda, Planejamento, Desenvolvimento Industrial e Agricultura, já anunciados -, é como se outro partido o assumisse.

Sai o, digamos assim, heterodoxo Guido Mantega e entra o ortodoxo Joaquim Levy, discípulo de Armínio Fraga, o mesmo que a candidata Dilma satanizou, como inimigo dos pobres. Não se trata de cobrar coerência entre o que a candidata prometeu e o que a governante fará. Isso é inútil – e já foi feito.

Trata-se de saber como governará em tal ambiente, visto que as bases do PT já demonstraram que não aceitam a novidade.

A presidente, que não é exatamente um gênio político – nem sequer gosta da atividade -, terá que administrar um quadro esquizofrênico que exigiria uma habilidade Talleyrand, que não tem.

De um lado, estão o mercado e a opinião conservadora, cuja expressão estatística já deu mostras de que não é pequena. De outra, a base ruidosa da militância de esquerda, que faz crer que é maior do que é. Essa base, a que faz coro o presidente do PT, Rui Falcão, empenhou-se em trocar a candidata por Lula no início da campanha. Não conseguindo, engoliu-a a força.

Ela quer de Dilma o que não está politicamente em condições de entregar. A censura à imprensa, por exemplo. E o plebiscito pela Constituinte exclusiva (como será isso?) para, nos termos da proposta do PT, tornar a “sociedade hegemônica”.

Hegemonia pressupõe o contrário do que será o ministério de Dilma – e o que foi o ministério de Lula. Supõe um governo uniforme, com discurso único, sob a égide uma mesma ideologia. O ministério Dilma é plural, vai da direita à esquerda, passando pelo centro, subsolo e sobreloja. É o que, em política, se chama de saco de gatos, de que o PMDB é símbolo.

Há dias, o ministro Gilberto Carvalho, indagado sobre a presença da senadora Kátia Abreu, presidente da CNA, no futuro Ministério da Agricultura, disse não estar preocupado com quem comandará aquela pasta, mas com quem comandará o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Aquela, sim, é importante, na visão dele, pois é lá que se agregam o MST e os ativistas de esquerda que combatem o agronegócio. Uma pasta neutraliza a outra, é o que ficou implícito. Essa simples formulação vale um tratado a respeito do que têm sido os governos do PT, que, sob a mesma estrela vermelha, reúnem invasores e invadidos.

Funcionou até aqui, argumentam os petistas, mas (se é que funcionou) a pergunta é: até quando? A economia vai mal, os escândalos atingem níveis estratosféricos, a presidente tem dificuldades em completar a escalação do ministério, receosa de que algum escolhido seja citado na Operação Lava-Jato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário