segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Ideologia tornou-se uma ideia fora de moda, porém cada vez mais necessária

Embora se trate de uma discussão ultrapassada, antiga e arcaica, sempre desperta interesse a troca de ideias sobre direita e esquerda, capitalismo e comunismo etc. Todavia, enquanto pessoas altamente intelectualizadas perdem tempo e consomem neurônios nesse tipo antiquado de debate, a humanidade permanece em situação degradante. A maioria das nações continua vivendo em condições medievais, a metade dos mais de 7 bilhões de habitantes do planeta ainda estão em abandono, com dificuldades de sobrevivência.

Não há a menor dúvida de que nas últimas décadas o capitalismo teve uma evolução extraordinária, mas falta muito para que haja justiça social e oportunidades iguais. Por isso, é inaceitável que ainda haja quem continue a desconhecer os males do neoliberalismo, que é apenas o mais novo codinome do velho capitalismo.


Lembro que, na década de 80, quando o Brasil discutia uma nova Constituição, eu costumava ir com frequência ao gabinete do então deputado Delfim Netto, para entrevistá-lo e trocar ideias. E fiquei espantado, esperava que ele se comportasse como um ardoroso defensor do neoliberalismo, mas isso aconteceu. O ex-ministro não aceitava integralmente as então famosas regras do Consenso de Washington e dizia que o Estado precisava ser forte, como no Japão, para poder intervir e regular o mercado, sempre que se fizesse necessário.

Certa vez, provoquei o ex-czar da economia no regime militar, perguntando-lhe sobre o liberalismo radical (denominado “laissez faire”, uma espécie de anarquia econômica à francesa). Ele riu e disse que isso é impossível, porque o mercado não pode ser totalmente livre nem comandar a economia, trata-se de uma utopia irresponsável.

 Pawel Kuczynski

Bem, o professor Delfim Netto faz críticas ao neoliberalismo, mas não é nenhum defensor do comunismo ou do socialismo. Apenas se recusa a defender o capitalismo selvagem que ainda predomina na maioria dos países subdesenvolvidos, até porque esse tipo de regime costuma ser sinônimo de ditadura ou de democracia incipiente e frágil. Delfim Netto tem razão, porque o fato concreto é que o radicalismo político não leva a nada, o equilíbrio sempre está no meio.

Desde os anos 80 eu entendo que as ideologias radicais já acabaram. Escrevi uma série de artigos a esse respeito na Revista Nacional, que na época era o órgão de imprensa de maior circulação no país. Soube que minhas matérias motivaram discussões na Escola Superior de Guerra, uma instituição que permanentemente se interessa pela evolução dos fatos políticos e ideológicos. Na época, eu ironizava a antiga União Soviética, por praticar um falso comunismo, e dizia que, se Marx e Engels ainda estivessem vivos, estariam presos na Sibéria, chupando picolé de gelo.

É por isso que vejo com muita surpresa essa extemporânea discussão entre direita e esquerda, que ainda ocorre com intensidade aqui na Tribuna da Internet. Parece um filme antigo, do tipo “noir”, em preto e branco.

O fato concreto e indiscutível é que, nas últimas décadas, a Humanidade enfim conseguiu esboçar um regime político-administrativo que pode ser visto como mais adequado. Nos países nórdicos, as instituições públicas e privadas convivem em harmonia, a livre iniciativa é respeitada, os três poderes funcionam, a ninguém é dado o direito de enriquecer na política ou na administração pública, não existe abismo entre o menor e o maior salário, essas nações não se deixam dominar pelo sistema financeiro, como ocorre no Brasil e em outros países.

Portanto, o que hoje se deve debater no Brasil é a forma de evoluirmos para atingir o estágio dos países nórdicos, que estão no ápice das estatísticas em termos de qualidade de vida (IDH – Índice de Desenvolvimento Humano), estabilidade econômica, educação pública, assistência médica universal e justiça social. Este é o grande desafio.

É claro que os países nórdicos não atingiram a perfeição. Uma das falhas ainda existentes é a assistência médica de qualidade inferior para quem não possui plano de saúde. Outro problema é a necessidade de universalizar a educação pública, que apenas a Finlândia já superou.

Outros países já caminham nessa direção. O jogador de futebol Raí, quando morou na França, ficou surpreso ao constatar que sua filha estudava na mesma sala onde estava matriculada a filha da empregada da família. Além disso, as duas meninas eram tratadas pelos mesmos médicos, no sistema de saúde francês.

Marx e Engels jamais poderiam imaginar que houvesse essa maravilhosa evolução do sistema capitalista. Infelizmente, porém, esses avanços ainda são um sonho distante para o Brasil, onde se alarga cada vez mais o abismo entre as elites e as classes trabalhadoras, como se fosse possível a riqueza total conviver em paz com a miséria absoluta.

De toda forma, debater capitalismo e comunismo, nos dias de hoje, representa uma tremenda perda de tempo. Devemos discutir apenas o que é certo e o que é errado, sem conotações ideológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário