terça-feira, 28 de junho de 2016

Caminho do marketing

Há muitos anos não temos nada de sequer parecido com “marketing político” no Brasil. O que temos hoje, franco e escancarado, é “marketing eleitoral”. Assim como, é claro, não temos partidos políticos – e sim partidos eleitorais. A política foi deixada de lado.

Mas abre-se agora a perspectiva de que deixemos de parte a sistemática do estelionato, que é o marketing eleitoral, para promover um retorno ao marketing político.

O marketing eleitoral é a hipertrofia da mentira sistêmica que caracteriza a publicidade, promovendo o casamento da baixeza ética com a alta tecnologia dos produtos. No marketing político, ao contrário, em vez de caríssima pirotecnia ilusionista, o que temos são pensamentos, projetos e sugestões dos eventuais candidatos.



Exemplo acabado e imbatível de marketing eleitoral foi Dilma Rousseff (em 2010, também, não só na imoralidade eletrônica de 2014). Marketing político, por sua vez, era o velho Brizola dando o seu recado diretamente para a câmera, dizendo em suas próprias palavras o que pensava do Brasil e do mundo.

O que abre a perspectiva de um retorno (em novo contexto, claro) ao marketing político são as novas regras do jogo eleitoral. Com as empresas proibidas de financiar campanhas, os velhos e riquíssimos marqueteiros, que sempre foram os donos do negócio, tiram o time de campo.

Alguns deles esperavam ansiosamente por isso. Cantei essa bola há tempos. Com o barateamento das campanhas, poderiam fazer o seu próprio discurso marqueteiro, dizendo que os “trabalhadores do marketing”, de um modo geral, não teriam boas condições de trabalho.

Ou seja: um discurso falsamente generoso para, mais uma vez, escamotear a verdade: o projeto de tirar o time de campo, antes de ser enfiado num camburão. Com os mais poderosos planejando atuar apenas no exterior (África e América Latina, que é onde a lambança vige). Mas eu dizia isso no ano passado. Agora, a realidade é outra.

Ao dizer que não vão se empenhar em campanhas se não ganharem muito dinheiro, os marqueteiros tiram a máscara: eles não têm nada a ver com política – e têm tudo a ver com negócios. Foi por isso mesmo que impuseram o marketing eleitoral no país, expulsando de cena o marketing político

Isso foi possível, repito, porque os políticos profissionais, em sua quase totalidade, deixaram a política de lado e passaram a pensar só em eleições. Agora, talvez comecem a perceber que, depois de anos marginalizada, pode estar chegando a hora da política cobrar seu preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário