terça-feira, 13 de outubro de 2015

Zeus enviou ao Brasil uma pândora trôpega

Se o Paraíso for como no “Sonho de um homem ridículo”, o conto de Dostoiévski, em que a harmonia entre as pessoas tornadas hipóteses – como diz a Emília ao Visconde de Sabugosa – era tanta que a linguagem estava abolida e a comunicação se dava por telepatia, sem os riscos que fazem estimulante a existência: o risco da precipitação na dúvida entre a espera necessária e a angustiante perda de tempo, o risco de um mal-entendido e do respectivo esclarecimento acompanhado da epifânica restauração da verdade, o risco de um poema ou de um deleitoso “te quiero” como só a musicalidade do espanhol é capaz; então, Deus que me perdoe, mas receio que o céu seja o tédio em plenitude com toda essa perfeição eternidade afora.


Sem um inferno ou céu segundo nossos conceitos, os imortais deuses gregos que inventaram Pandora viviam num tédio de matar naquela eternidade sem fim. Os homens os salvavam sempre: nada como haver um planeta cheio de mortais cujo destino parecia à disposição do entretenimento das divindades. Zeus já tinha castigado Prometeu pelo roubo do fogo, mas e quanto àqueles bichos da Terra tão pequenos?

Como se sabe, acertou as contas enviando a sedutora, dissimulada e perspicaz – assim feita para obter abrigo na humanidade – Pandora com a tal caixa. Zeus não criou o mundo, apenas lhe deu cosmicidade, organizando os domínios entre os deuses; como o jeca que não inventou a corrupção, mas a aprofundou na sagração dela como modo de permanecer no poder, determinando entre os comparsas os quinhões de esbulho do país.

Nessa ordenação, enviou-nos a tal pândora trôpega que seduziu não pelo charme que lhe falta, mas pela chave do cofre que ele lhe passou. Para cumprir a missão vigarista, Dilma Rousseff se empenhou também em crimes fiscais em 2014 e, inutilizando o argumento inútil de que os crimes de um mandato não comprometem o mandato seguinte, em 2015 inclusive, segundo nova denúncia do procurador Júlio Marcelo de Oliveira.

Território linguístico inóspito à perspicácia e onde prolifera a mentira, o dilmês instaura o ethos político – pelo conceito de Barthes – da presidente de estupidez mitológica na biografia do jeca como o pior erro (para ele) desse zeus degenerado porque espera para logo, depois de espalhadas tantas cafajestices, no fundo da caixa de pândora, o impeachment.

Nenhum comentário:

Postar um comentário