quarta-feira, 24 de junho de 2015

Qual o segredo do Vietnã para melhorar qualidade da educação?



O desempenho do Vietnã na última prova PISA - Programa para a Avaliação Internacional de Alunos - foi excelente.

Na primeira participação do país asiático nas provas organizadas pela OCDE, os jovens vietnamitas de 15 anos tiveram pontuações mais altas em leitura, Matemática e Ciências do que muitos estudantes de países desenvolvidos, incluindo Estados Unidos e Grã-Bretanha.

O feito surpreendeu as autoridades do Vietnã e os observadores externos.

Existem três fatores importantes que contribuíram para estes resultados incríveis: um governo comprometido, um plano de estudos bem pensado e um forte investimento nos professores.
Investimentos

O governo do Vietnã vem dedicando tempo e recursos para avaliar os desafios relativos à Educação.

Vietnã e os EUA nos testes internacionais

O Vietnã participou do PISA pela primeira em 2012, ficando na 17ª colocação em Matemática, 8ª em Ciências, 19ª em leitura.

Os Estados Unidos ficaram 36º lugar em Matemática, 28º em Ciências e 23º em leitura.

No ranking global publicado pela OCDE em maio de 2015, baseado apenas em Ciências e Matemática, o Vietnã ficou em 12º lugar enquanto que os Estados Unidos ficaram em 28º lugar.

Neste ranking o Brasil ficou em 60º lugar.

O país criou um plano de Educação de longo prazo e parece estar disposto a destinar o financiamento que for necessário para atingir seus objetivos.

Quase 21% de todos os gastos públicos de 2010 foram dedicados à Educação, uma proporção muito maior do que em qualquer país membro da OCDE - o clube dos países mais desenvolvidos do mundo.

Os educadores do país também criaram um plano de estudos que busca fazer com que os alunos desenvolvam um conhecimento mais profundo de conceitos centrais das diversas disciplinas e um domínio das habilidades básicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário