domingo, 3 de abril de 2016

Aplauso$, ele$ merecem

Nunca antes na história deste país, as elites foram tanto à esquerda e em defesa dos pobres como agora. Os petistas divulgam vídeos de declarações de artistas e também são lançados manifestos das elites culturais e científicas "contra o golpe".

Estão se sacudindo de uma forma inusitada em favor da presidente em seus estertores governamentais como carpideiras. Estranha-se que um governo que ataca sistematicamente as zelites tenha tanto apoio do mesmo grupo social apedrejado por todo lado.

Tem fácil explicação esse movimento das tais elites em favor de Dilma, Lula e PT. Nada a ver com os pobres do país, mas com o mecenato. Por trás da defesa das nobres atitudes petistas com a pobreza brasileira, está mesmo aquele vil interesse pecuniário.

O PT sempre foi prestigiado pelas elites intelectuais, as classes mais favorecidas em seus tempos áureos. Quando governo, se esmerou em ser o Mecenas da cultura a ponto de governo municipal se gabar com todas as letras de patrocinar mais shows em quatro anos do que em 200 anos de emancipação. Os shows populares, com esbanjamento de dinheiro público, se perpetuam semanalmente no melhor estilo de dar circo para calar a boca faminta. Como tantos favorecidos com aquele dinheiro que falta na saúde e na educação serão contra a mamata?

O PT pode esbravejar à vontade, mas institucionalizou a farta distribuição de patrocínios direcionados sob a legenda "cultura". Como classificar de cultura um megashow para inaugurar uma ponte (na verdade, viaduto maquiado) antes de sua construção? Que cultura seria essa que faz com que uma prefeitura crie a própria escola de samba extrapolando o direito das comunidades formarem suas próprias entidades e estabelecendo a primeira agremiação desse tipo governamental no país? Que cultura é essa dos petistas com biblioteca municipal caindo aos pedaços, enfiada debaixo de um anfiteatro, sem qualquer atividade de artes (pintura, escultura, música) desenvolvida no âmbito municipal para para jovens? Sem museu de artes, ou mesmo um museu?

Em nome da cultura, em particular da música, mas não exclusivamente, o PT tem instituído o mecenato agora "pago" com apoio os milhões que deixaram de ir para assistir ao cidadão. A arte a serviço do poder chegou aos píncaros da picaretagem. Em troca dos subsídios, com o crachá de "artistas", como se esse desse autoridade de falar qualquer asneira com aval de verdade indubitável, viu-se e se verá tais intelectualoides pontificando as mentiras do script petista. Dependerá do troco em prejuízo da saúde, da segurança, do saneamento, da educação e do desenvolvimento daquele povo que tanto faz essa gente encher a boca. Paga-se bem para fazer arte e cobra-se muito pouco para enganar os trouxas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário