sábado, 19 de março de 2016

Corrupção de resultados

Atribui-se ao falecido Adhemar de Barros, precursor político de Paulo Maluf, o adágio “rouba, mas faz” – a corrupção de resultados. Contrapunha às acusações de ladroagem, que não desmentia, a compensação de obras e realizações, que, de dever de ofício, transmutavam-se em benevolência governamental.

Aparentemente, funcionou, já que governou São Paulo por três vezes (uma como interventor no Estado Novo, duas eleito), foi prefeito da capital e candidato à presidência da República, além de manda-chuva da política paulista entre as décadas de 30 e 60.

Foi cassado três vezes, a última e definitiva após o golpe de 64, que apoiou. Mas essa é outra história. Importa notar que, se o fato de “fazer” anulava o de “roubar”, e lhe garantia destaque, é porque havia coisa pior: a turma que roubava e não fazia.

Outro personagem histórico já falecido, o ex-ministro Mário Simonsen, dizia que essa modalidade – o do “rouba e não faz” -, ao contrário, era menos nociva. Segundo ele, algumas obras, de tão caras e inúteis, melhor seria não fazê-las, calculá-las e pagar por elas uma propina hipotética.


O PT, ao que parece, levou a blague a sério: parte substantiva do que a Lava-Jato tem revelado são obras inconclusas, embora caríssimas, com o custo inicial (e a respectiva propina) várias vezes aumentado. Entre outras, a refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, as do Maranhão, Ceará, Duque de Caxias (RJ) e a emblemática de Pasadena, EUA.

O PT, porém, além de incorporar ambas as vertentes – a do roubo de resultados e o sem resultados -, inaugurou uma nova: a dos que roubam, fazem, mas fazem tudo errado, sendo esta, de todas, a pior, por seus efeitos colaterais e duradouros.

O resultado é a crise que aí está, a maior das últimas quatro décadas, a que não faltaram crises. Pior: não está convencido do que fez, o que põe em cena o dito do Barão de Itararé, crítico mordaz da ditadura Vargas, segundo quem “o problema do governo não é a falta de persistência, mas a persistência na falta”.

Ao celebrar, seus 36 anos, há pouco mais de duas semanas – o que, diante da vertiginosa sucessão de denúncias da Lava Jato parece uma eternidade -, o partido divulgou, em tom triunfal, o seu Programa Nacional de Emergência, com a autoridade de quem, no fim das contas, criou a emergência.

Já então cogitava da volta de Lula. Houve quem, na sua espessa ingenuidade, acreditasse que, sendo o partido o autor da crise, poderia dispor do remédio para erradicá-la. Só que, em vez de propor cura, receita ao doente uma eutanásia.

A tanto equivale o Programa. Entre outras coisas, propõe o uso de parte das reservas internacionais para a criação de um Fundo Nacional de Desenvolvimento e Emprego, a “radicalização” dos mecanismos de distribuição de renda (o que será isso?), a taxação das grandes fortunas, a redução “drástica” da taxa de juros e a volta da CPMF, compartilhada entre União, estados e municípios (para tentar atrair o apoio de prefeitos e governadores).

Em resumo, a mesma receita que gerou a crise, só que elevada ao cubo, oposta à que o governo, com os cofres vazios, e ainda com um resto de bom senso, estava a sustentar.
Reforma da Previdência? Nem pensar. Contenção do consumo? Ora, ora, a crise é invenção das elites.

Havia, porém, um problema: o partido não confiava em Dilma – nem ela nele - e queria a cabeça da equipe econômica, além de um ministro da Justiça que controlasse a Polícia Federal.

A solução mágica foi chamar Lula, matando assim dois coelhos numa só cajadada: reanimar a militância e garantir asilo ao ex-presidente, neste momento às voltas com a Polícia Federal e o Código Penal. Nem uma coisa, nem outra banirá a crise.

A reação popular à nomeação de Lula turbinou o processo de impeachment e devolveu a população às ruas. O país não está dividido, conforme mostram as pesquisas, em que mais de 90% pedem o fim do governo. Está, pois, unido – e contra.

O PT – e haja persistência na falta – insiste em que o povo não compareceu às manifestações, só “as elites”. No documento em que convocou a militância à manifestação de ontem, diz isso.

E explicita: “Solicitamos que os diretórios estaduais convoquem em caráter de urgência para o dia 18 de março todos os sindicatos, militância e, se necessário, convoquem militantes nas periferias, de preferência negros e pardos, sendo que foi autorizado o transporte, alimentação e o repasse de R$ 30,00 (trinta reais) para auxílio aos militantes”.

Trata-se de documento autoexplicativo que resume uma Era de abjeções e fracassos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário