sábado, 13 de fevereiro de 2016

A quem parabenizar por mais um título que envergonha o Brasil?

Ficar na 76ª posição entre 168 países onde é maior a percepção de corrupção já seria uma vergonha para um país como o nosso, a nona maior economia do mundo, segundo estimou o Fundo Monetário Internacional no final do ano passado. Já fomos a sexta.

Mas que tal ser premiado com o título de país que sedia o segundo maior caso de corrupção do mundo?


Foi o que aconteceu, segundo votação popular promovida pela ONG Transparência Internacional, com sede na Alemanha. A votação, aberta em outubro último, atraiu mais de 4.5 milhões de pessoas em todo o mundo.

O caso de corrupção na Petrobras obteve 11.900 votos. E só perdeu para o caso do ex-presidente ucraniano Viktor Yanukovych, que recebeu 13.210 votos pelo desvio milionário de recursos públicos para sua conta privada.

A corrupção na Petrobras superou a corrupção na Fifa, com 81 casos de lavagem de dinheiro comprovados, e a corrupção do ex-presidente do Panamá Ricardo Martinelli (10.166), acusado de desviado mais de R$ 800 milhões do dinheiro público.

Yanukovych deixou a Ucrânia e, hoje, vive exilado na Rússia. A Lava-Jato, que investiga a corrupção na Petrobras, ainda está longe de chegar ao fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário