sábado, 28 de setembro de 2019

Witzel não é um desalmado

Um indivíduo desalmado é aquele que não se comove diante do sofrimento alheio. “Eu não sou um desalmado. Sou uma pessoa de sentimento”, disse o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, 72 horas depois de a menina Ágatha Vitória Sales Félix, de 8 anos, ser baleada por um fragmento de projétil de fuzil dentro de um carro no Complexo do Alemão, conjunto de favelas. “É indecente usar caixão como palanque. Preferi reunir nosso governo e dar uma explicação de Estado”.

Por que essa perseguição implacável ao Witzel? Ele tem sentimento sim. Mostrou euforia na Ponte Rio-Niterói quando a polícia de choque abortou com eficiência um sequestro de ônibus e o bandido foi fuzilado. Não precisou reunir ninguém antes para dar uma explicação de Estado. Reagiu como cidadão e torcedor, pulando de alegria. Em comício eleitoral, no ano passado, também mostrou sentimento, diante da placa quebrada com o nome de Marielle, a vereadora assassinada. Com o punho erguido, vibrou e se filmou: "É isso aí pessoal, olha a resposta." 

Witzel tem alma. Uma alma um pouco particular, diferente da minha ou da sua – ou quem sabe igual a sua! Ele sofre muito quando morre um policial, como se fosse alguém bem próximo, da família. O governador do Rio é um espírito bélico e se orgulha disso. Gosta da ação, de vestir roupa camuflada, pilotar helicóptero de combate, passar em revista as tropas, bater continência e “mirar na cabecinha”. Estufa o peito e se sente um Rambo contra seu maior inimigo, o narcoterrorismo. Não fala de educação, emprego ou saúde. Esses supérfluos não o sensibilizam.

Não entendi ainda por que Witzel sequer aventou a possibilidade de erro de policiais no assassinato de Ágatha. O motorista da Kombi que levava Agatha falou, com o rosto descoberto: “Mataram inocente. Não teve tiroteio nenhum, foi dois disparos que o policial deu”. Será? A investigação já acabou? Os policiais foram atacados e revidaram? “Quem trabalha no Alemão é guerreiro”, diz o governador. Não duvido. E quem mora lá e não está armado, é o quê? “Foi um caso isolado”, afirmou, desmentindo a realidade. Ágatha foi a quinta criança morta a tiros este ano nas comunidades. Seu nome tem origem grega, significa boa, virtuosa, respeitável. Morta com um tiro nas costas. Num carro.
E Witzel me vem agora com uma “cartilha” para ensinar moradores de favelas a escapar de tiroteios? Crianças se jogam ao chão nas escolas, ficam escondidas em corredores quando o barulho começa.“Na Segunda Guerra”, disse Witzel, “no combate ao nazismo, os ingleses iam para debaixo da terra ao toque da sirene, para que os bombardeios não atingissem a população”. Sério, não acredito que li isso. Witzel me dá medo. Cita a Segunda Guerra Mundial para falar do Rio? Que tal um manual para policiais evitarem mortes desnecessárias, invasões de domicílio, agressões gratuitas?

Não faz o menor sentido o governador culpar usuários de drogas (“vocês apertaram o gatilho”) pela morte de Ágatha. “Narcoterroristas atuam nas comunidades e as usam como escudo”. Ágatha não era escudo. Era uma menina com sonhos e aplicada. O boletim exibia notas altas, ela dançava balé e estudava inglês.

Witzel acredita mesmo que a guerra convencional, com baixas de inocentes, seja a melhor filosofia para o Rio. Por isso acabou com o bônus para policiais que matam menos. Witzel quer que matem mais. Isso é que dá eleger uma zebra. Falo “zebra” no sentido de não favorito, de desconhecido. Witzel entrou numa viagem perigosa. Segurem o Witzel.

Um comentário:

  1. Que obra milagrosa de grande amiso. Eu li um artigo sobre o trabalho dele e foi incrível, pois as coisas que ele faz são maravilhosas e excelentes. Eu precisava de ajuda para recuperar minha ex-esposa, e vi críticas maravilhosas do grande Amiso e entrei em contato com ele, independentemente do fato de que eu não pretendia acreditar nele e me disse que ajudar as pessoas faz isso. feliz. Você acredita nisso? Fiquei tão aliviada do meu trauma emocional depois de conversar com ele e ele me disse que prepararia um feitiço de amor para mim, o que traria minha ex-esposa de volta em 24 horas. Eu não conseguia descobrir como fazê-lo, mas ele me garantiu que minha ex-esposa voltaria para mim e sobre a qual, depois de seguir suas instruções, ele preparou o feitiço de amor e minha ex-esposa voltou para mim dentro de 24 horas. Eu estava tão feliz e hoje, minha ex-esposa e eu estamos nos divertindo. Não sei o que você está passando hoje, mas posso garantir que o ótimo Amiso pode ajudá-lo. Somente clientes sérios que precisam da ajuda dele podem enviar uma mensagem para resposta imediata por e-mail: herbalisthome01@gmail.com

    ResponderExcluir