domingo, 10 de maio de 2015

A traição ao Brasil

A revista Bloomberg Markets fez na última semana uma das mais extensas e detalhadas reportagens publicadas na imprensa internacional sobre o escândalo do Petrolão. Com muitos gráficos, estatísticas, dados oficiais e fontes brasileiras, a revista conta como começou a operação Lava Jato, como o Petrolão se liga a outros escândalos, como o PT lida com o Congresso e como a população sente os efeitos da crise gerada pela corrupção, respondendo com rejeição a Lula, Dilma e o PT. 

Eis alguns parágrafos da reportagem:

Não é apenas o drama do escândalo que parece uma bola de neve que prende a atenção dos brasileiros. Há uma crescente insatisfação – e raiva – pelo Brasil, um país que parecia tão próximo de se juntar ao grupo das nações desenvolvidas, não consiga chegar lá. Lula inspirou o país com promessas de um “novo Brasil” que iria deixar para trás cinco séculos de pobreza e corrupção. Os brasileiros hoje entendem que a mensagem de Lula era uma fraude, que havia por trás um esquema que enriquecia alguns poucos e atrasou a capacidade competitiva do país.

O escândalo corroeu a democracia brasileira, enfraquecendo o governo de Dilma de uma forma que ele não tem força para passar qualquer lei importante no Congresso. Os índices de aprovação de Dilma caíram para 9% em abril, o pior já registrado para um presidente brasileiro. No dia 15 de março e depois novamente em 12 de abril, multidões foram para as ruas das principais cidades brasileiras pedindo um fim à corrupção e o impeachment da presidente. O destino comprometido ressurgiu, com gosto amargo, o velho e popular refrão “O Brasil é o país do futuro e sempre será”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário